SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Empresas precisam de adaptar ao eSocial

Empresários devem buscar informações e não deixar adequação para última hora

clique para ampliarclique para ampliarEmpresários precisam se preparar para mudanças (Foto: Alterdata)

O eSocial é uma nova obrigatoriedade para todas empresas e empregadores, independentemente de porte ou número de empregados. O sistema vai exigir informações detalhadas dos trabalhadores (empregados, terceiros e estagiários), informações fiscais (notas fiscais de prestação de serviços com retenção de INSS e cooperativas de trabalho), previdenciárias e de medicina e segurança do trabalho, além dados sobre processos judiciais de natureza previdenciária.

De acordo com o cronograma oficial do governo federal, o empregador com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2014 terá que a partir de setembro deste ano repassar informações da folha. A partir de janeiro de 2017, será necessário informar sobre os ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho e monitoramento da saúde do trabalhador.

Quanto às demais atividades ou faixas de faturamento, a partir de janeiro de 2017 será obrigatório o repasse de informações da folha ao governo e depois de julho de 2017 as demais informações previstas no sistema.

O principal desafio é realizar a gestão e envio diário dos dados completos dos trabalhadores admitidos antes do início ao trabalho. Serão exigidas também informações minuciosas do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e todas as demais referências de medicina e segurança do trabalho.

Desde o ano passado, o coordenador do Comitê de Política e Relações do Trabalho do Sinduscon/Paraná-Oeste, Marco Antônio Guilherme, vem alertando os empresários para que se enquadrem ao eSocial. Para ele, a implantação desse sistema não vai ser fácil e não é nada simples. “As empresas e os escritórios de contabilidade terão dificuldades e o que nós estamos recomendando é que os empresários não deixem para última hora”, salienta.

Semana da Indústria vai homenagear empresários paranaensesPreparativos finais do Enic 2016 são discutidos em Foz do Iguaçu