SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Sinduscon-Paraná/Oeste encampa batalha contra Aedes Aegypti

Grupo de trabalho liderado pelo sindicato, em parceria com entidades que representam os trabalhadores do setor, esteve nas obras para orientar trabalhadores

O Sinduscon-Paraná/Oeste liderou uma força-tarefa, ao lado dos sindicatos dos trabalhadores da construção da região, contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. O grupo de trabalho visitou 148 canteiros de obras do oeste do Paraná e orientou os trabalhadores sobre como ajudar na luta já encampada por toda a sociedade civil organizada.

Os canteiros das obras podem se tornar focos de criação do mosquito se não contarem com a colaboração das empresas e dos trabalhadores na prevenção.

Sem o devido cuidado, esses locais viram um 'parque de diversão' para novas larvas dos mosquitos. Os itens que mais devem atrair a atenção dos envolvidos, pela facilidade de acumular água, são as lonas, calhas, betoneiras, lajes, entulhos de demolição, ralos, capacetes descartados, carrinhos de mão e poços dos elevadores, entre outros.

Durante os dias 15 e 19 de fevereiro, o comitê realizou em Cascavel 72 visitas e conversou com mais de 1.760 trabalhadores da construção civil. Em Toledo, foram 29 visitas realizadas nos dias 18 e 19 de fevereiro, com 362 trabalhadores orientados. Em Foz do Iguaçu, nos dias 22 e 23 de fevereiro, foram feitas 25 visitas, englobando 775 pessoas.

Já em Medianeira, foram 14 canteiros averiguados nos dias 24 e 25 que, juntos, somam um contingente de 341 servidores. Por último, no dia 29 de fevereiro, Marechal Cândido Rondon recebeu 9 visitas em suas obras, com um total de 140 funcionários conscientizados.

O resultado final da campanha foi esse: 148 obras visitadas e 3.378 trabalhadores da construção civil orientados sobre a importância do combate ao mosquito tanto no trabalho como em suas casas.

A iniciativa também é apoiada por outros cinco sindicatos: Sintrivel (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Cascavel e Região); Sintracon Marechal (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Marechal Cândido Rondon e Região); Sintracon Medianeira (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Medianeira e Região); Sintracon Toledo (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário de Toledo e Região) e o Sintracocifoz (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Foz do Iguaçu e Região).

BIM é tema de workshop no Sinduscon-Paraná/OesteChecklist e cartilha vão facilitar gestão de resíduos