SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

BIM é tema de workshop no Sinduscon-Paraná/Oeste

Consultor palestrante fala sobre conceitos, benefícios e desafios da implantação do sistema

O Sinduscon-Paraná/Oeste promoveu no auditório do sindicato, no dia 28 de março, um workshop sobre a plataforma BIM (Modelagem da Informação da Construção). Na ocasião, o consultor e professor Rogério Suzuki, referência nacional na área, levou aos participantes os principais conceitos, benefícios e desafios na implantação do BIM. Ele também traçou um retrato da situação do mercado brasileiro, mostrando vários cases onde o BIM tem sido empregado com sucesso.

Para Suzuki, a adoção do BIM pela cadeia da produção da construção é de vital importância, uma vez que resulta em níveis muito maiores de qualidade e produtividade nos processos de projeto, planejamento, orçamentação, operação e manutenção dos edifícios. “O BIM gera ainda redução de TCO (Custo Total de Propriedade) em situações de simulações energéticas e ou de gerenciamento de espaços”, diz.

Ele explicou aos empresários e engenheiros presentes que, com o sistema bem adotado, empresas do mundo inteiro vêm alcançando redução de problemas em obras, rapidez com precisão nas estimativas e orçamentos executivos, acompanhamento melhorado de obras, entre muitas outras vantagens. “O que deve ficar bem claro é que o BIM traz benefícios reais a proprietários, operadores, construtores e projetistas quando bem implantado”. Mesmo com os inúmeros benefícios, o BIM ainda não possui forte adesão das empresas.

Segundo Suzuki, as causas principais da não implantação são o desconhecimento real sobre as possibilidades e benefícios, assim como a respeito dos desafios na sua implantação. “Como não se trata de mudar processos internos somente, a complexidade certamente afasta os interessados. Além disso, temos ainda uma situação cambial que inibe os investimentos, já que alguns dos custos estão atrelados ao dólar ou euro”, explica.

Além disso, a redução de atividade no mercado da construção devido à crise econômica assusta os empresários do setor. Para Suzuki, eles deveriam justamente aproveitar o momento para mudar os processos e rever as atuais ferramentas e tecnologias empregadas em seu cotidiano e dentro das empresas.

Manufatura enxuta é tema de edital dentro do programa de competitividade da FiepSinduscon-Paraná/Oeste encampa batalha contra Aedes Aegypti