SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Segurança e medicina do trabalho são temas de treinamento

Foram debatidas formas de melhorar o ambiente de trabalho e evitar consequências de fiscalizações

No dia 15 de março, o Sinduscon-Paraná/Oeste promoveu aos empresários, engenheiros e colaboradores das empresas associadas uma atualização das questões legais que estão refletindo na gestão das empresas no que tange à engenharia de segurança e medicina do trabalho. O evento foi realizado na sede do sindicato, em Cascavel.

Além do engenheiro de segurança do trabalho do sindicato, Agnaldo Mantovani, um médico e um advogado também orientaram os presentes sobre as novidades do setor.

Segundo Mantovani, os presentes foram orientados sobre como promover melhorias nos ambientes de risco e quais as consequências em eventuais fiscalizações. “Além de uma pesada multa, existe a penalização moral das empresas em caso de mortes. Essa punição é imensurável”, disse.

O uso de celular, tabagismo, alcoolismo, falhas de treinamento e outros problemas vivenciados na rotina de um canteiro de obras foram abordados durante o treinamento, bem como noções sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), acidentes de trabalho, serviços terceirizados e outros.

Mantovani também falou aos presentes sobre os impactos do eSocial na rotina das empresas da construção civil, o que exige melhorias nos procedimentos internos, uma vez que a transmissão das informações será imediata.

Cascavel contraria tendência e dá exemplo ao mercado imobiliárioSinduscon-Paraná/Oeste promove treinamento sobre gerenciamento de compras