SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Sinduscon/Paraná-Oeste dá início ao Programa Jovem Aprendiz 2016

Por meio de parceria com o Sesi e o Senai, são ofertadas vagas em diversas áreas

clique para ampliarclique para ampliarJovens têm a oportunidade de aprender um profissão e estudar por meio do Programa Jovem Aprendiz (Foto: Reprodução)

Jovens que estão em busca do primeiro emprego e que desejam aprender uma profissão têm a oportunidade de iniciar uma carreira profissional na indústria da construção civil. Isto porque o Sinduscon/Paraná-Oeste, em parceria com o Sesi e Senai, inicia o Projeto Jovem Aprendiz 2016, programa destinado a jovens com idade entre 16 e 23 anos, que devem, obrigatoriamente, estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio.

Fazendo parte do programa, o jovem trabalha meio período na empresa que o contratou e no outro período faz curso técnico na área escolhida para aprimorar o conhecimento adquirido no dia a dia de trabalho. As aulas funcionam como uma extensão daquilo que o jovem aprende enquanto está na indústria. Este modelo de contrato pode ter duração de até dois anos.

Os empresários interessados em inscrever jovens devem ficar atentos às vagas disponíveis. Desta vez, são ofertadas as seguintes opções de cursos: Assistente Administrativo; Eletricista Instalador Predial; Pedreiro de Edificações; e Pintor de Obras. Os cursos têm exigências específicas. O único que pode ser feito por jovens entre 16 e 18 anos, por exemplo, é o de Assistente Administrativo. Para os demais, o aluno deve ter no mínimo 18 anos.

A remuneração é de um salário mínimo, mais o benefício do vale transporte. Para o jovem, esta é a possibilidade de ter um emprego e uma profissão, pois receberá o certificado do curso que realizou. Para a indústria, é a oportunidade de qualificar mão de obra.

Quem pode participar?

Estabelecimentos de qualquer natureza, exceto microempresas, pequenas empresas e as entidades sem fins lucrativos, que têm por objetivo a formação profissional, são obrigados a fazer parte do Programa Jovem Aprendiz para empregar e matricular os novos contratados em cursos técnicos. A contratação dos jovens deve ser equivalente a, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do número de trabalhadores já existentes.

Para mais informações basta entrar em contato com Sinduscon/Paraná-Oeste.

Treinamentos oferecidos pelo Sinduscon/Paraná-Oeste melhoram o desempenho dos trabalhadoresSindicatos se unem no combate ao Aedes aegypti