SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Análise e aprovação on-line de projetos é debatida pelo Comitê de Desburocratização

Assunto foi tratado durante reunião realizada no dia 20 de agosto

clique para ampliarclique para ampliarComitê debate ideias para facilitar e agilizar análise e aprovação de processos (Foto: Reprodução)

O Comitê de Desburocratização do Sinduscon/Paraná-Oeste se reuniu no dia 20 de agosto na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Cascavel. Entre os temas debatidos estavam a unificação de selos de projetos, a análise de projetos on-line e descentralização dos encontros.

De acordo com o engenheiro civil Ronald Drabik, coordenador do grupo, o primeiro tema debatido no encontro foi uma forma de unificar os selos de projetos, criando um mecanismo único que poderá ser utilizado pelas prefeituras, Receita Federal e INSS. A ideia é facilitar e agilizar os processos. Nas próximas reuniões será apresentado um estudo para viabilizar a proposta.

Outro assunto debatido foi a possibilidade da análise e aprovação dos projetos de maneira on-line, o que também daria mais agilidade à tramitação. "Porém, esse assunto precisamos discutir mais profundamente. Alguns membros do comitê ficaram responsáveis por buscar mais informações sobre o tema e trazer para discussão na próxima reunião", explicou Drabik.

Próximo encontro

A próxima reunião será em Cascavel, na sede da Amop, no mês de setembro. Segundo Drabik, os assessores jurídicos da entidade municipalista e do Sinduscon/Paraná-Oeste serão convidados para discutir as questões legais que envolvem a atividade do profissional que aprova os projetos.

As reuniões do comitê passarão a ser descentralizadas. Cidades como Matelândia, Marechal Cândido Rondon e Foz do Iguaçu receberão os encontros do grupo em breve. O calendário será divulgado em momento oportuno pelo sindicato.

Debate sobre Norma de Desempenho reúne empresários e profissionais do setorDia Nacional da Construção Social reúne mais de duas mil pessoas em Cascavel