SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Panorama da construção civil mostra que a região oeste não é impactada fortemente pela crise

Consultor Marcos Kahtalian apresentou dados importantes sobre o setor e afirma que, de acordo com os números, há evolução na produção imobiliária de Cascavel

clique para ampliarclique para ampliarPara Marcos Kahtalian, região oeste não sofre com a crise nacional (Foto: Divulgação)

Em panorama apresentado pelo consultor Marcos Kahtalian, da Brain Consultoria em Inteligência Corporativa, Cascavel não é atingida pela crise econômica nacional devido ao cenário positivo encontrado na região oeste do Paraná. A análise foi o tema da palestra realizada pelo Sinduscon/Paraná-Oeste, por meio de seu Comitê de Indústria Imobiliária, em parceria com o Secovi-PR (Sindicato de Habitação e Condomínios do Paraná) e Sebrae-PR. O encontro aconteceu no auditório do sindicato, no dia 30 de julho, e reuniu empresários associados.

Esta conclusão sobre a região só foi possível através de um longo trabalho de pesquisa que vinha sendo realizado pelo consultor. Kahtalian apresentou números referentes à emissão de alvarás em Cascavel, Toledo, Medianeira e Foz do Iguaçu, além de outras informações que comprovam sua teoria de que a região está fora deste cenário de crise. De acordo com ele, há uma visível evolução na produção imobiliária do município e os dados sobre o estoque e oferta de imóveis na cidade estão em equilíbrio. "Muito diferente da realidade de outros locais", completa.

Segundo as projeções populacionais, Cascavel necessita de cerca de 3,5 mil novos domicílios por ano, número que para Kahtalian é bastante expressivo e é resultado da forte relação da região com o agronegócio. "O oeste está muito bem devido à relação muito forte com o agronegócio, que é a única área que crescerá neste ano no Brasil. Para os compradores, é o melhor momento de investir, pois estamos com uma boa oferta de imóveis e as empresas estão mais dispostas a vender", afirma.

O consultor comenta ainda que é necessário planejar cada novo empreendimento. "As pessoas precisam se preocupar e planejar melhor os lançamentos. Acabou o momento que era feito qualquer coisa e vendia. Hoje, é necessária uma qualificação", salienta.

Para o presidente do Sinduscon/Paraná-Oeste, Edson Vasconcelos, eventos como este mostram que o sindicato trabalha para levar informações pertinentes aos associados. "Com estes dados, temos quase um senso da construção de Cascavel", enfatiza.

Portaria que altera NR-12 traz avanços, mas não reduz preocupação da indústriaSinduscon/Paraná-Oeste se prepara para a participação no ENIC 2015