SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Auditório do Sinduscon/Paraná-Oeste é reinaugurado com palestra

Em um espaço revitalizado, público acompanhou palestra sobre Estatuto da Metrópole e as regiões metropolitanas

clique para ampliarclique para ampliarPalestra sobre regiões metropolitanas e o Estatuto da Metrópole marca a reinauguração do auditório do Sinduscon Oeste (Foto: Divulgação)

O auditório do Sinduscon/Paraná-Oeste passou por reforma e, hoje, conta com novo revestimento, sonorização e iluminação, que passou a ser fluorescente por conta de questões ambientais e econômicas. Além disto, foram implantados corrimões e rampas para melhorar a acessibilidade. As mudanças foram executadas para dar mais conforto e qualidade aos associados que utilizam o local. Para marcar a reinauguração, uma palestra foi realizada no dia 15 de julho.

O evento contou com a participação do presidente do sindicato, Edson Vasconcelos; do coordenador regional do governo do Paraná, Severino Folador; vice-prefeito de Cascavel, Maurício Teodoro; representantes de prefeituras de diversos municípios; e empresários associados ao Sinduscon/Paraná-Oeste.

O auditório, que tem capacidade para 89 pessoas, ficou lotado para a palestra com Álvaro Cabrini, assessor estratégico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, que tratou sobre o Estatuto da Metrópole e as regiões metropolitanas. De acordo com ele, apesar das regiões metropolitanas de Cascavel e Toledo serem novas, já devem passar por readequações em virtude do Estatuto da Metrópole.

“Por isso precisamos amadurecer a ideia, discutir com a sociedade e achar uma forma e ter, talvez, uma região metropolitana do oeste do Paraná, onde teríamos não somente Cascavel e Toledo, mas também Foz do Iguaçu. Desta forma, estaremos falando de quase 1,5 milhão de habitantes, o que dá um peso e uma força política muito maior, que sem dúvida representará a vinda de mais recursos e investimento”, explica Cabrini.

Porém, para isto, é necessário estar munido de informações para que haja um debate entre os municípios. Este foi o alerta de Severino Folador, representante do governo do estado. “Com as informações sobre o melhor caminho e com as ações que vamos promover, chamando um representante de cada município para formar um comitê de gestão e estudo para sabermos onde vamos chegar, aí sim teremos um norte”, afirma.

As novas regulamentações devem ser cumpridas até 2018, caso contrário, podem gerar sanções aos prefeitos e ao governador. De acordo com o presidente do Sinduscon/Paraná-Oeste, Edson Vasconcelos, o momento é de extrema importância para promover o debate sobre o assunto.

Panorama da Construção Civil será apresentado por Marcos KahtalianOrganização do ENIC 2016 está adiantada