SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Comitê de Incentivo à Formalidade retoma as atividades

Depois de um período de pausa, a agenda do grupo foi pré-definida com ações promovidas nos canteiros de obras

clique para ampliarclique para ampliarComitê de Incentivo à Formalidade retornou às atividades com visitas em obras (Foto: Divulgação)

Para retomar as atividades do Comitê de Incentivo à Formalidade do Sinduscon/Paraná-Oeste, que havia dado uma pausa no trabalho, uma reunião foi realizada para debater novas possibilidades de ações a serem colocadas em prática neste ano com o intuito de melhorar a atuação do grupo. "Além disto, precisávamos rever algumas metas de incentivo", conta o engenheiro e coordenador do projeto, Agnaldo Mantovani. O encontro foi realizado no dia 06 de julho na sede do sindicato e reuniu representantes de entidades laborais da região oeste, além do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-PR).

Entre os participantes, uma das principais solicitações foi a participação de forma mais efetiva do Crea-PR, que tem autoridade para exigir determinados documentos das obras, poder que os representantes do comitê não têm e que, devido a isto, muitas vezes as solicitações feitas por eles não eram atendidas. Diante desta preocupação, a entidade declarou que pretende estar presente nas ações realizadas para ajudar a reduzir a informalidade no setor.

Com isto, a agenda de visitas a obras de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Foz do Iguaçu foi montada e apresentada aos participantes do comitê, que já iniciou a série de acompanhamentos. O grupo espera reduzir o número de informalidade na construção civil e o descumprimento de leis trabalhistas na região.

Conheça mais

Para combater a informalidade, o Sinduscon/Paraná-Oeste está realizando ações através do Comitê de Incentivo à Formalidade desde 2011. O resultado deste trabalho tem sido positivo. Prova disto é que só no ano passado foram visitadas 455 obras em diversos municípios do oeste. Ao todo, 500 trabalhadores foram formalizados por meio de fiscalização e orientação. Para 2015, a meta é melhorar ainda mais esses números. "O objetivo é organizar, registrar e colocar em ordem a situação irregular", explica Mantovani.

Concluida negociação para Convenção Coletiva de Trabalho 2015-2016Dia Nacional da Construção Social está se aproximando