SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Sinduscon/Paraná-Oeste cria Comitê da Desburocratização

Por meio de reuniões e debates, o objetivo da iniciativa é fazer com que haja mais agilidade no processo de análise e aprovação de projetos nas prefeituras municipais

clique para ampliarclique para ampliarDemora na aprovação de projetos por parte das prefeituras preocupa empresários (Foto: Reprodução)

Devido ao atraso e as burocracias relacionadas à análise e aprovação de projetos da construção civil nas prefeituras municipais, o Sinduscon/Paraná-Oeste criou o Comitê da Desburocratização, que tem como principal objetivo, de acordo com o coordenador Ronald Drabik, amenizar ou solucionar um problema enfrentado diariamente pelos empresários.

Por meio desta iniciativa, são realizadas reuniões para debater novas ideias e projetos que agilizem as etapas do processo de aprovação dos documentos. Participam dos encontros os industriais associados, prefeitos das cidades do oeste do Paraná, secretários de planejamento, engenheiros civis e arquitetos responsáveis pelos trâmites.

Segundo Drabik, há divergências, entre as prefeituras, nas regras para elaboração de projetos. É comum encontrar normas diferentes em cada município. Esta realidade é um problema, pois atrasa o processo por parte das indústrias, que precisam se adaptar a cada situação. Diante desta dificuldade, o comitê tenta também encontrar maneiras de esclarecer e facilitar o acesso às normas de cada região.

Uma das opções que pode ajudar os empresários em consultas prévias é implantação do Sistema GeoPortal pelos municípios. A ferramenta integra funcionalidades e informações do Google Maps com a base cadastral do município. O assunto já foi tema de uma das reuniões realizadas pelo comitê.

Mais informações sobre este ou outros projetos desenvolvidos pelo Sinduscon Oeste estão disponíveis no site do sindicato (www.sindusconoestepr.com.br/).

Workshop "Desafios da Indústria - Soluções do Sistema Fiep" percorre o ParanáConstrução civil e indústria imobiliária trocam experiências durante evento