SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Escola da Construção ganha novo espaço e parceria com o Sinduscon Oeste

Em fase de finalização, o barracão da escola abrigará as mais recentes tecnologias da construção civil. Associados ao Sinduscon Oeste terão prioridade na participação dos cursos

clique para ampliarclique para ampliarAssociados ao Sinduscon Oeste terão prioridade nas vagas dos cursos realizados pela Escola da Construção (Foto: Reprodução)

O Sinduscon Oeste e o Senai firmaram uma parceria para aprimorar a formação de mão de obra na região. A partir de agora, a Escola da Construção de Cascavel vai contar com o sindicato como um aliado neste trabalho. "O objetivo é formar mão de obra capacitando os interessados em entrar no mercado da construção civil. Porém, a nossa prioridade agora, tanto em número de vagas quanto em valores mais baixos para a participação, são os interessados associados ao Sinduscon Oeste", explica Hugo Cerón, gerente do Senai em Cascavel.

Diante da grande demanda e da recente parceria com o sindicato, um novo espaço está sendo construído para suprir a necessidade do setor. As atividades acontecerão em um barracão anexo ao Sesi/Senai e abrigará as mais recentes tecnologias usadas pela indústria da construção civil. O ambiente e o maquinário estarão à disposição dos alunos durante os cursos técnicos e treinamentos.

"É um espaço de treinamento que está em fase de finalização. O participante terá a oportunidade de interagir com novas tecnologias e sustentabilidade, pois queremos que ele desenvolva um olhar crítico quanto à organização sustentável de um canteiro de obras. Desta forma, quando ele for para a prática conseguirá aplicar tudo o que que aprendeu na escola", afirma Cerón.

De acordo com o gerente, a Escola da Construção já trabalha na tentativa de diminuir a carência de mão de obra do setor da construção civil. "Com a escola, nós conseguimos aliviar um pouco esta demanda, no sentido de capacitar pessoas tecnicamente para que possam entrar no mercado de trabalho com habilidades desenvolvidas para melhorar o processo e contribuir para a melhor qualidade no setor". Porém, a partir de agora, o foco será também capacitar e aperfeiçoar as técnicas daqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho.

O barracão ainda não está pronto, mas algumas atividades, que tiveram início no ano passado, retornam em fevereiro. Novas aulas e cursos já estão programados. Os interessados podem entrar em contato com o Senai ou com o Sinduscon Oeste para mais informações.

Após passar por reformulação, Norma de Desempenho tem recebido atenção especial da indústria da construção civilEm Cascavel, canteiro de obras vira sala de aula