SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Para tratar de assuntos ambientais, Sinduscon Oeste cria Comitê de Meio Ambiente

Plano de Logística Reversa receberá atenção especial dos responsáveis pelo projeto

clique para ampliarclique para ampliarPreocupado com o meio ambiente, Sinduscon Oeste cria comitê para tratar do assunto (Foto: Reprodução)

Modelos de práticas sustentáveis dentro das indústrias são cada vez mais comuns. Porém, um dos maiores desafios atuais é a adaptação a estes novos padrões. A construção civil do oeste do Paraná conta agora com um aliado nesta busca pelo crescimento do setor com foco na redução de impactos causados ao meio ambiente. Através do Comitê de Meio Ambiente, criado recentemente pelo Sinduscon Oeste, serão discutidas práticas de desenvolvimento sustentável.

"A cada dia que passa, ocorre um aumento expressivo do potencial impactante do homem sobre o meio ambiente. Estou assumindo esta responsabilidade, pois acredito que podemos gerar novos modelos de produção e consumo sustentáveis, que visem o crescimento econômico aliado à conservação ambiental e a redução da poluição", explica Ricardo Lora, engenheiro civil e coordenador do comitê.

Entre esses novos modelos apontados estão o Plano de Logística Reversa e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que receberão atenção especial do programa. "O Paraná, por iniciativa dos Sinduscon’s e da Fiep, é o primeiro estado a comprometer-se com a Logística Reversa no Brasil. Por isso, precisaremos dar todo o apoio necessário para que as empresas do setor se adaptem à esta nova realidade do mercado", afirma Ricardo.

Além disso, de acordo com o engenheiro, os responsáveis pelo comitê devem discutir e estudar questões relacionadas às políticas ambientais, leis e resoluções que envolvam o meio ambiente e a construção civil. "O comitê trabalhará para conciliar a competitividade com a proteção ambiental. Os principais desafios para as novas construções são diversos, porém, em síntese, consistem no total cumprimento dos requisitos legais, além da adoção de práticas sustentáveis voluntárias".

Para ele, já é possível perceber entre as indústrias da região o interesse em adotar práticas mais eficientes e que reduzem o impacto ambiental, por isso, o trabalho deste comitê promete ser bastante atuante em 2015.

Logística Reversa

O Plano de Logística Reversa do setor da construção civil foi entregue à Sema - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - no mês de setembro, durante o 11° encontro do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade realizado em Curitiba, no Campus da Indústria. O plano estabelece ações para que haja uma correta destinação dos resíduos gerados pelo setor. Além disso, o documento apresenta também práticas a serem tomadas com o objetivo de reduzir a geração desses resíduos.

Através do Comitê de Incentivo à Formalidade, Sinduscon Oeste visitou 455 obras em 2014Sinduscon Oeste estará em férias coletivas a partir de 22 de dezembro