SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Associadas receberam alerta sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer

Um médico endocrinologista foi o responsável por conduzir uma conversa sobre o tema durante café da manhã realizado no Sinduscon Oeste

clique para ampliarclique para ampliarAssociadas receberam alerta sobre a importância da prevenção do câncer durante café da manhã realizado no Sinduscon Oeste (Foto: Divulgação)

O número de casos de câncer em mulheres tem crescido no Brasil nos últimos anos. A região sul do país é prova disto, pois apresenta um alto índice de registros da doença, de acordo com o médico Fabiano Sandrini, endocrinologista e responsável pelo Laboratório Álvaro de Cascavel. Sandrini apresentou este e outros dados sobre a doença durante um café da manhã realizado no Sinduscon Oeste, no dia 28 de outubro.

Como já está comprovado, a melhor forma de garantir um resultado positivo na luta contra o câncer é a realização de exames de prevenção. Por isto, este foi um dos destaques da conversa do médico com as mais de 40 associadas do Sinduscon Oeste que participaram da ação, que fez parte das atividades do Outubro Rosa. O café da manhã contou com a parceria do sindicato, do Movimento Cascavel Rosa, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná.

Segundo Sandrini, é necessário que as mulheres tenham consciência sobre a importância do autoexame, pois quanto antes a doença for descoberta maiores são as chances de cura. Além disso, também é possível procurar ajuda médica especializada para sanar qualquer dúvida. Após as instruções do endocrinologista, Simone Sarolli Braga Cortes, presidente do Cascavel Rosa, também conversou com as mulheres participantes. Ela contou a história do movimento e falou sobre a sua luta contra a doença.

Para Vanessa Pércio, coordenadora do Comitê de Ação Social e Cidadania do Sinduscon Oeste, o objetivo dos organizadores foi alcançado, pois conseguiram alertar um bom número de mulheres sobre a importância da prevenção. "Eu fiquei impressionada com a disponibilidade das pessoas. É difícil ter público, não é todo mundo que pode deixar o trabalho por algumas horas para participar, mas nós tivemos uma grande participação e isso nos deixou muito felizes", completa.

Cascavel Rosa

O objetivo principal do Cascavel Rosa é divulgar a prevenção do câncer para evitar sofrimento maior com um diagnóstico tardio. Além disso, o movimento também atua de forma a ajudar aqueles que convivem com a doença ou que tenham perdido pessoas queridas.

Aperfeiçoar o conhecimento ajuda a garantir a segurança nos canteiros de obrasUm bom planejamento ajuda a conquistar bons resultados para a indústria