SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Aperfeiçoar o conhecimento ajuda a garantir a segurança nos canteiros de obras

Por isto, mestres de obras de empresas associadas ao Sinduscon Oeste participam, frequentemente, de capacitações

clique para ampliarclique para ampliarMestres de obras participam de encontro no Sinduscon Oeste para aperfeiçoar o conhecimento (Foto: Divulgação)
clique para ampliarclique para ampliarO encontro foi realizado também em Foz do Iguaçu e contou com grande participação dos trabalhadores (Foto: Divulgação)

O maquinário, as legislações vigentes e os equipamentos de segurança, tanto individuais quanto de uso coletivo, estão sempre se renovando. Novas tecnologias surgem para melhorar o desempenho nos canteiros de obras, novas leis são implantadas para garantir a segurança dos trabalhadores e os equipamentos que contribuem para um ambiente seguro são reforçados. Por isto, é essencial que os mestres de obras também passem, frequentemente, por um novo processo de aprendizado.

O mestre de obras Claudecir Barbosa é prova disto. Ele trabalha na construção civil há 10 anos e sempre participa de cursos oferecidos pelo Sinduscon Oeste para aperfeiçoar o conhecimento que tem e agregar novas informações sobre a atividade que desenvolve. "Eu já participei outras vezes de eventos e acho bem bacana. Gosto bastante de participar", completa.

Um destes eventos foi realizado pelo Sinduscon Oeste no dia 30 de outubro, em Cascavel. No dia 04 de novembro foi a vez de Foz do Iguaçu receber a palestra. O seminário "Saúde e Segurança do Trabalho para Mestres de Obras" reuniu os trabalhadores do setor para discutir temas pertinentes e que estão presentes na rotina de trabalho em um canteiro de obras.

Os trabalhadores passaram o dia todo assistindo a palestras com três diferentes profissionais. Agnaldo Mantovani, engenheiro de segurança, foi um deles. Ele falou sobre os riscos proporcionados por máquinas e equipamentos e também sobre os cuidados com eletricidade e atuação de empreiteiros. Já para falar sobre as principais funções dos mestres de obras, o convidado foi o advogado Joaquim Alves. Para o médico Cesar Kawakami ficou um dos assuntos mais importantes: a segurança. Kawakami falou sobre as consequências do uso negligente dos equipamentos de segurança individual. Além disto, ele tirou as dúvidas dos participantes sobre saúde.

Outras palestras e cursos estão programados pelo Sinduscon Oeste. Os interessados podem ter acesso à agenda através deste site.

Enai aborda expectativas sobre os próximos anos de governoAssociadas receberam alerta sobre a importância do diagnóstico precoce na luta contra o câncer