SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Dia Nacional da Construção Social reuniu milhares de trabalhadores em Cascavel

Cerca de 50 atividades foram organizadas para os participantes, entre elas, sorteio de brindes e realização de exames

clique para ampliar>clique para ampliarDiretores, organizadores e parceiros comemoram os bons resultados do Dia Nacional da Construção Social, em Cascavel (Foto: Divulgação)

O Dia Nacional da Construção Social, comemorado em 23 de agosto, é uma iniciativa da CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção - em parceria com Sinduscons de todo o Brasil. O objetivo do evento é reunir os trabalhadores da construção civil e suas famílias para uma tarde de atividades de conhecimento, lazer, cultura e saúde.

Em Cascavel, a terceira edição do Dia Nacional reuniu mais de duas mil pessoas no Centro de Convenções e Eventos Pedro Boaretto Neto. O Sinduscon Oeste trabalhou durante meses para fechar parcerias e organizar as cerca de 50 atividades que estavam à disposição dos participantes.

Neste ano, o tema foi “Família: o alicerce que se constrói na vida”. Para ressaltar a importância da família para o trabalhador, havia atividade para todos. As crianças puderam aproveitar para se divertir em diversos brinquedos e no espaço dedicado à pintura e leitura no Ônibus Biblioteca.

“Cultura e arte são importantes pra todo mundo. Para a criança, muito mais porque se ela cresce neste ambiente vai poder desenvolver melhor isso mais para frente”, explica Denise Farias, bibliotecária e uma das responsáveis pelo Ônibus Biblioteca durante o evento.

Para as mulheres, havia uma área de maquiagem, corte de cabelo e outros serviços. Tudo gratuito para os participantes. O trabalhador da construção civil José Carlos participou pela primeira vez e levou a esposa, Silvana Rodrigues, para aproveitar um dia diferente. Enquanto José passeava pelo evento, ela já havia feito até exame. “Eu estou adorando. Já aproveitei pra fazer um exame de vista e fui dar uma olhada no corte de cabelo e maquiagem também”, conta Silvana.

A saúde também foi destaque durante o dia. Era possível aferir a pressão arterial, realizar exames de vista e passar por uma rápida avaliação de câncer de pele, trabalho feito por uma enfermeira do Hospital do Câncer de Cascavel. Neste estande, os interessados, além de aprender sobre diferentes tipos de câncer e as formas de prevenção, podiam marcar exames gratuitamente.

“Estamos conscientizando para que as pessoas se cuidem, porque elas precisam prevenir para não deixar chegar a um estágio grave, para que não seja tarde. É necessário se cuidar antes de o problema agravar”, alerta Elza Ferrarezi, legionária do hospital e voluntária no evento.

Só no ano passado, em todo o país, o Dia Nacional fez cerca de 500 mil atendimentos. Os números deste ano devem ser ainda maiores, pois o sucesso e número de participantes foi ainda maior.

Dia da Nacional da Construção Social supera expectativa dos organizadoresMedidas podem ajudar a indústria a economizar até 25% na tarifa de energia elétrica