Av. Assunção, 690
CEP: 85.805-030 - Cascavel/PR
(45) 3226-1749 sinduscon@sindusconoestepr.com.br
A apresentação do programa Cuide-se + reuniu empresários e representantes de sindicatos de diferentes setores na sede do Sesi, em Cascavel, em agosto. A diretoria do Sinduscon Oeste marcou presença e representou o setor da construção civil.
O projeto tem como principal objetivo aumentar a produtividade da indústria através de propostas que melhorem a qualidade de vida do trabalhador com a conscientização e a prevenção relacionadas ao uso do álcool e outras drogas, acidentes de trabalho, doenças, estresse, atividades físicas e alimentação saudável.
O Sinduscon Oeste já está com data marcada para receber a unidade móvel do Cuide-se +, que conta com equipamento necessários para realizar exames que detectam quatro tipos de câncer: mama, colo do útero, próstata e de pele. A ideia é prevenir para garantir a saúde e qualidade de vida. Os exames são gratuitos e podem ser realizados por trabalhadores da construção civil e suas famílias. A unidade ficará na sede do Sinduscon Oeste de 29 de agosto a 05 de setembro.
Apesar da possibilidade de realizar exames através do Cuide-se +, a apresentação do projeto em Cascavel teve como prioridade a prevenção quanto ao uso de álcool e outras drogas. Os demais temas também serão tratados, mas no decorrer das atividades do projeto. A escolha do principal foco foi feita a partir da divulgação de dados do Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas).
Os números comprovam que pessoas que são dependentes ou têm familiares que fazem o uso de alguma substância estão envolvidas em 65% dos acidentes de trabalho; têm queda de produtividade; faltam dez vezes mais, em média cinco dias por mês; deixam o trabalho mais cedo ou chegam mais tarde; utilizam 16 vezes mais o plano de saúde; solicitam seis vezes mais indenizações e empréstimos; entre outros.
Em Cascavel, a apresentação e lançamento do projeto contaram com a participação especial do ex-jogador Walter Casagrande Junior, do goleiro Rodolfo, do Atlético Paranaense, e do psicólogo Dionísio Banaszewski.