SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Primeiro treinamento admissional do ano é realizado na sede do Sindicato

Recém-contratados por empresas do ramo da construção civil assistem a palestras com assuntos recomendados pela legislação e que são de extrema importância para quem trabalha na área.

clique para ampliar>clique para ampliarAgnaldo Mantovani fala sobre Segurança no Trabalho (Foto: Divulgação)

O Sinduscon Oeste – Sindicato das Indústrias da Construção Civil – realizou o primeiro treinamento admissional coletivo de 2014 com grande participação, aproximadamente 110 trabalhadores marcaram presença na sede da entidade. A atividade é uma diretriz do Ministério do Trabalho e Emprego e é realizada em parceria com o Sesi – Serviço Social da Indústria.

De acordo com a Norma Regulamentadora 18 da Lei 6.514/77, “todos os empregados devem receber treinamento admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança”. O Sinduscon Oeste vem fazendo isso desde 2009 para garantir que os novos contratados tenham acesso a todas as informações necessárias para realizar um bom trabalho de forma segura.

Nos treinamentos, os recém-contratados por empresas do ramo da construção civil assistem palestras com assuntos recomendados pela legislação e que são de extrema importância para quem trabalha na área, como Condições e Meio Ambiente de Trabalho nos Canteiros de Obras, uso dos Equipamentos de Proteção Individual, Equipamentos de Proteção Coletiva, higiene, organização e riscos que os contratados correm quando há exigências em desacordo com a Lei.

Wagner Camargo, técnico de Segurança no Trabalho e palestrante, fez demonstrações dos principais riscos para os participantes e ensinou formas para evitar e diminuir os incidentes. Já o engenheiro de Segurança no Trabalho Agnaldo Mantovani fez um alerta aos funcionários. “Não enfrentem os riscos porque vocês não ganham medalhas por isso”.

Além disso, ele ressaltou a seriedade das informações passadas nos treinamentos e a importância de estar atento a cada uma delas. “Acidente é uma coisa recorrente e infelizmente no ano passado tivemos sete ou oito óbitos. Por isso, é muito importante prestar atenção no treinamento”.

Saúde também foi tema de uma das palestras. A enfermeira Paula Roberta falou sobre as doenças mais comuns que afetam quem exerce funções na construção civil e citou formas de prevenção para cada uma delas.

Empresários interessados em informações e datas dos próximos treinamentos podem entrar em contato com o Sinduscon Oeste pelo telefone (45) 3226-1749.

Sinduscon Oeste auxilia associados na contratação de aprendizesSenai: educação e inovação a serviço da indústria