Av. Assunção, 690
CEP: 85.805-030 - Cascavel/PR
(45) 3226-1749 sinduscon@sindusconoestepr.com.br
De acordo com a Lei de Aprendizagem, todas as empresas, de médio ou grande porte, devem contratar aprendizes. O cálculo de quantos precisam ser contratados é feito com base no quadro de funcionários que exercem funções para as quais existe a necessidade de formação profissional. De 5% a 15% dessas vagas são dedicadas aos aprendizes.
Cargos que exigem habilitação profissional de nível técnico ou superior não fazem parte do grupo descrito na Lei.
O Sinduscon Oeste está fazendo uma pesquisa para identificar as empresas que precisam contratar os jovens para completar o grupo de trabalhadores. Segundo Jacinta Baumgaertner de Souza, gerente administrativa e financeira do Sindicato, cabe à empresa calcular o número de aprendizes que necessita e informar à entidade.
O estudo está sendo feito para que mais turmas de aprendizagem possam ser realizadas em Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. Os cursos serão oferecidos pelo Senai de acordo com a necessidade e solicitação das empresas.
A exigência é que os jovens tenham entre 14 e 24 anos e estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Dentro da empresa, ele poderá trabalhar em diversas funções, porém, sempre com a orientação de outro funcionário.
O Sinduscon está à disposição para esclarecer as dúvidas dos associados. Quem quiser entender mais sobre a legislação, pode ligar para o telefone (45) 3226-1749 ou enviar e-mail para: sinduscon@sindusconoestepr.com.br.