SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Os anéis e os dedos

Engenheiro faz alerta sobre a importância da Segurança no Trabalho

clique para ampliar>clique para ampliarÍcone da Segurança no Trabalho (Foto: Internet)
Os anéis e os dedos
Agnaldo Mantovani
Engenheiro de Segurança do Trabalho

Diz um ditado popular que “preocupamo-nos com os anéis e esquecemos os dedos”, e esta afirmação, por incrível que pareça, poderíamos atualmente atribuir a algumas situações vividas em canteiros de obra.
Com uma crescente e desenfreada reformulação nas normas de segurança (o que não é necessariamente negativo para o setor), nos deparamos com novas situações diante das relações de trabalho, motivada tanto pela necessidade de uma análise mais rigorosa em nossos processos, quanto pela atuação da fiscalização e também dos contratantes.

O que nos deve chamar a atenção é que toda a exposição de trabalhadores a situações de risco deve ser evitada. E isto serve para qualquer fator de risco. Diante das análises e prescrições de documentos legais vigentes, citados apenas como exemplo o PPRA, o PCMSO e o PCMAT, todos os riscos que de fato exponham a saúde e a segurança dos trabalhadores devem ser controlados.
Em recente pesquisa realizada através dos dados obtidos pelo serviço de assessoria em engenharia de segurança no trabalho do Sinduscon/Oeste-PR, foi detectada a ocorrência, ainda frequente, de pequenos acidentes nos canteiros de obra. Acidentes estes que embora pareçam de pouca importância nos tem causado preocupação, pois afetam a condição de qualidade de vida de suas vítimas e diminuem a produtividade, gerando atrasos e outros desdobramentos igualmente indesejáveis.

Na prática, todos os cuidados a serem tomados e torno de um risco de queda, por exemplo, como treinamentos, exames de saúde específicos, linhas de vida, proteções individuais etc, não poderiam jamais minimizar ou excluir outras proteções ou medidas de menor impacto, mas igualmente importantes na preservação da saúde e integridade física de um trabalhador.

Pior que a falta de uma proteção adequada, entenda-se aí completa, é a sensação que se transmite quando somente são realizadas determinadas ações, diante da possibilidade de uma penalização. Avaliações complexas e adoção das medidas recomendadas são viáveis e perfeitamente atingíveis quando planejadas no tempo certo.

Fica então uma dica: preparemos plenamente as nossas obras, a iniciar por um planejamento do canteiro e de modo a atender todas as necessidades, por menores que sejam e por mais que nos pareçam irrelevantes. Onde houver um risco, ali pode estar a diferença entre a vida ou a morte. Talvez possamos ainda enxergar que existem dedos sob anéis.

8º ENAI discute competitividade da indústria brasileiraSinduscon Oeste firma parceria com a seguradora Chubb