SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Sinduscon Oeste promove treinamentos sobre Segurança no Trabalho

Em setembro, foram realizados treinamentos em Cascavel, Medianeira e Palotina. Ao todo, 135 pessoas participaram e receberam orientações sobre a legislação atual. Em outubro, Toledo, Foz do Iguaçu e Cascavel receberam profissionais para esclarecer dúvidas sobre o assunto

clique para ampliar>clique para ampliarTrabalhadores da Construção Civil em treinamento sobre Segurança no Trabalho (Foto: Divulgação)
Acidentes no ambiente de trabalho podem acontecer e prejudicar tanto empregado quanto empregador. Na maioria das vezes, esses acidentes podem ser evitados ou, pelo menos, amenizados se os cuidados necessários forem tomados.
Toda atividade está exposta a esses indesejáveis acontecimentos, porém, algumas têm risco ainda maior, como é o caso da Construção Civil. Medidas de prevenção, que vão desde a limpeza e organização do local de trabalho e a utilização de equipamentos que tornam a rotina mais segura podem evitar problemas.
Manter a integridade física, moral e a segurança do trabalhador é responsabilidade do empregador e dos profissionais envolvidos. As Normas Regulamentadoras que fazem parte da Portaria 3214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego descrevem sobre a segurança e a saúde no trabalho. São elas que norteiam as atividades em um canteiro de obras. A NR-18, por exemplo, trata especificamente das Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Ela estabelece diversas medidas que, se seguidas, previnem acidentes e criam boas condições para a execução do trabalho.
Treinamentos com empregados devem ser realizados com frequência para garantir que eles realizem os afazeres de forma segura. Preocupado com o bom funcionamento do setor, o Sinduscon Oeste/PR, em parceria com o Sesi, realiza cursos sobre o tema. “O treinamento é o maior e mais eficaz meio de transmissão dos conteúdos ou de assuntos relacionados à segurança do trabalho para os trabalhadores. Entretanto, o treinamento deve ser cuidadosamente preparado e a forma de abordagem deve reconhecer as necessidades desses trabalhadores. Quanto mais compreendermos suas necessidades de aprendizado, sua cultura e principalmente o seu canal cognitivo, maiores serão os resultados obtidos”, explica o engenheiro Agnaldo Mantovani, coordenador do departamento de Engenharia e Segurança no Trabalho do Sinduscon Oeste/PR.
Em setembro, foram realizados treinamentos em Cascavel, Medianeira e Palotina. Ao todo, 135 pessoas participaram e receberam orientações sobre a legislação atual. Em outubro, mais edições foram organizadas. Dessa vez, Toledo, Foz do Iguaçu e Cascavel receberam profissionais para esclarecer dúvidas sobre assunto.
De acordo com Andrea Bosquirolli, responsável pelo setor de Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi e palestrante, o conteúdo é extenso e, além do treinamentos, os participantes recebem um material impresso com todo o conteúdo. “Abordamos noções básicas de Segurança do Trabalho no canteiro de obras de acordo com o preconiza a NR-18. Falamos como devem ser as áreas de vivência, Equipamentos de Proteção Individual, montagem correta de andaimes, noções sobre proteção de máquinas utilizadas, instalações elétricas, organização e limpeza do canteiro”.

Uso do solo é tema de reunião no Sinduscon Oeste/PRTeto para compra de casa própria com FGTS passa para R$ 750 mil