SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Operários conhecem na prática o risco do acidente de trabalho

Exposição ao risco de queda foi um dos temas mais discutidos

clique para ampliar clique para ampliarTrabalhadores durante palestra sobre segurança: aula prática (Foto: Sinduscon)

Cerca de cem operários da construção civil participaram no dia 17 de julho de uma palestra sobre segurança no trabalho que mostrou, na prática, os perigos de acidentes na construção civil. A iniciativa foi do Sinduscon-Oeste/PR. O trabalho foi realizado na Rua Riachuelo, 2.420, Centro de Cascavel, no local onde estão sendo construídos dois prédios pela Construtora Saraiva & Rezende, o Edifício João Baptista Cunha.  A equipe proferiu a palestra intitulada “Ação de conscientização dos riscos de acidentes em obras”.

De acordo com o engenheiro de Segurança no Trabalho do Sinduscon, Agnaldo Mantovani, foram abordados assuntos atuais com relação aos cuidados que se devem ter em canteiros de obra, principalmente a questão empresa-empregado, com ênfase aos direitos e deveres de cada um. Entre os temas discutidos que mais geram dúvidas, está a exposição ao risco de queda, talvez o maior problema de um canteiro de obras. “O operário já usa os equipamentos de proteção individual, mas alguns de forma equivocada. Parte-se do pressuposto que ninguém quer perder a vida, mas usam o material de maneira imprópria. Outros encaram o risco como a necessidade de obter um serviço rápido”, acentua.

clique para ampliar clique para ampliarEdifício João Cunha Jr, onde foram realizadas as atividades do Sinduscon (Foto: Sinduscon)

“O que queremos transmitir é a mensagem do risco iminente, o conceito é que o funcionário precisa observar melhor suas áreas de risco e usar os equipamentos, mas principalmente, que ele precisa usar corretamente”, destaca. Segundo o engenheiro de segurança, o que se pode notar ultimamente nas obras é que os funcionários com mais experiência estão sujeitos a mais perigos porque acreditam que o tempo de serviço e experiência os eximem de riscos.

Sobra de mão de obra preocupa setor da construção civilCascavel possui cenário positivo para expansão