Av. Assunção, 690
CEP: 85.805-030 - Cascavel/PR
(45) 3226-1749 sinduscon@sindusconoestepr.com.br
Com uma palestra de uma das mais renomadas especialistas em segurança do trabalho do Brasil, a diretora da Fundacentro do Rio Grande do Sul e pedagoga Maria Muccillo, o Sinduscon Oeste promoveu a abertura da Jornada de Aperfeiçoamento para Técnicos de Segurança do Trabalho da Construção Civil. O evento, realizado em parceria com o CPR (Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção), aconteceu nos dias 27 e 28 de março e reuniu, no primeiro dia, cerca de 40 pessoas, que participaram de várias atividades e palestras.
Com atuação em todo o território nacional e no exterior, a especialista falou sobre “A atuação do Técnico de Segurança do Trabalho no canteiro de obras”. Segundo ela, o fato de um evento desta magnitude ter sido promovido por uma entidade que representa o patronato, no caso o Sinduscon, é um grande avanço nas políticas de prevenção a acidentes e à saúde do trabalhador. Segundo ela, a falta de diálogo entre patrões e trabalhadores, que prevalecia há até pouco tempo, é responsável por um grande número de acidentes.
De acordo com Maria Muccillo, essa quebra de paradigmas é extremamente benéfica. “Ganham os dois lados. O setor entendeu que as respostas das necessidades precisam vir de toda a cadeia produtiva”, afirma. Segundo o presidente do Sinduscon, José Fernando Dillenburg, a atividade faz parte da programação dos 20 anos da entidade.
Além da diretora da Fundacentro, também proferiram palestras no evento, o técnico de segurança do trabalho do Sinduscon Oeste, Agnaldo Mantovani, com o tema “Segurança do Trabalho e a influência na Qualidade de Vida dos trabalhadores, e o advogado trabalhista”, e Joaquim Alves Pereira Junior, que falou sobre “Responsabilidades do Técnico de Segurança no Trabalho”.