Av. Assunção, 690
CEP: 85.805-030 - Cascavel/PR
(45) 3226-1749 sinduscon@sindusconoestepr.com.br
Em parceria com o Senai, o Sinduscon Oeste ofereceu aos associados uma palestra sobre Resíduos Sólidos, ministrada pela bióloga Fernanda Camilotti. O evento ocorreu no dia 23 de julho e estiveram presentes associados à entidade e representantes dos órgãos Fundatec, IAP, Aeac e secretarias municipais de Meio Ambiente e Planejamento.
O objetivo do encontro foi esclarecer sobre o destino correto dos resíduos da construção civil, uma vez que a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) responsabiliza as empresas pelo gerenciamento dos detritos das obras. Segundo o PNRS, cabe ao município apenas disponibilizar o local para armazenar os rejeitos.
Responsável pela implantação do programa de resíduos sólidos na cidade de Joinville, a palestrante detalhou as consequências de dispensar os detritos em locais inapropriados e os benefícios de cumprir a lei ambiental. "O município fornece o aterro e as empresas precisam providenciar o transporte dos detritos até o local, separando previamente cada tipo de resíduo gerado no canteiro de obras", assinala.
O vice-presidente do Sinduscon Oeste, José Luiz Parzianello, comentou que o papel do sindicato é apresentar esses debates e despertar a preocupação com o destino dado ao material descartado e, sobretudo, tentar fazer com que retorne, de forma útil, para própria sociedade.
"É preciso ter consciência e se preocupar com a reciclagem dos resíduos produzidos dentro das obras, e principalmente, despertar tal atenção no poder público, pois é necessário que ele seja o fomentador e motivador das soluções para preservar o meio ambiente", comenta Parzianello.