SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Presidente cobra investimento no Oeste

José Fernando Dillenburg defende descentralização dos investimentos do Estado

clique para ampliar clique para ampliarDillenburg acredita que o crescimento homogêneo contribui para distribuição da riqueza (Foto: Fiep)

A adoção de uma política governamental que contribua para a descentralização de investimentos passa a ser bandeira de entidades organizadas da região Oeste do Paraná. O desequilíbrio dos investimentos do Estado levou à concentração de mais de 70% do PIB na Região Metropolitana de Curitiba, consequência de um amplo diálogo e da falta de planejamento de sucessivos governos.
O presidente do Sinduscon Oeste, José Fernando Dillenburg, considera o debate dos mais pertinentes e entende que chegou a hora deste tema ser aprofundado de forma técnica. "O crescimento homogêneo contribui para a geração e distribuição mais equilibrada de riquezas e recursos, beneficiando a todos", observa.

O presidente considera a adoção de uma política de incentivos válida. No entanto, Dillenburg entende que o efeito não será o desejado caso isso ocorra de forma isolada. "Incentivos precisam ser acompanhados de um planejamento de execução de obras estratégicas, fundamentais para melhorar a estrutura e a logística e para ampliar a competitividade dos itens produzidos ou fabricados no interior, principalmente no Oeste do Paraná".

Posicionamento - O governo do Estado reconhece a necessidade e amadurece um pacote de benefícios que busca amenizar a situação atual. O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, visitou recentemente a região Oeste. Barros demonstrou suporte ao amplo debate para seguir caminhos que possam amenizar a concentração de riquezas do Estado. "São necessárias 350 cidades para que apenas 4% do ICMS industrial paranaense se forme", disse, sinalizando a adoção de uma política que compense a pouca logística e o custo do pedágio da mercadoria final produzida no interior.

Novo presidente quer combater informalidadeFórum debate saúde e segurança no canteiro de obras