SINDUSCON OESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná

Fiep vai investir R$ 1 milhão em Cascavel

Principal foco é fortalecer a capacidade do Senai e do Sesi em qualificação profissional e capacitação industrial

A Fiep vai investir pelo menos R$ 1 milhão em Cascavel no próximo ano. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Edson Campagnolo, que esteve no município no dia 10 de novembro. O valor faz parte do orçamento da Federação para 2012. A destinação exata dos recursos ainda está sendo definida e, no início do próximo ano, será melhor detalhada pela entidade.

A região de Cascavel é uma das que o Sistema Fiep tem participação efetiva em várias áreas, principalmente na educação e na qualificação de mão de obra. "Acreditamos que o Sesi e o Senai têm muita importância neste momento em que Cascavel está sendo alvo de investimentos de muitas empresas, que percebem o potencial da região", declarou Campagnolo.

O presidente da Fiep esteve na cidade para vários compromissos com empresários e representantes do poder público do município. Entre eles, a instalação de um núcleo regional do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), instituição ligada à Fiep que tem o objetivo de reunir as potencialidades e competências empresariais para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. Em Cascavel, o grupo será comandado pelo empresário Guido Bresolin Junior. Campagnolo participou ainda da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, que contou com a presença do prefeito Edgar Bueno e da secretária de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Susana Gasparovic Kasprzak.

Capacitação industrial é o foco - O principal foco do Sistema Fiep em Cascavel é o fortalecimento da capacidade do Senai e do Sesi em qualificação profissional e capacitação industrial. Um dos projetos já definidos para a cidade é a criação de um Centro de Capacitação Industrial dos Setores Metalmecânico e Madeireiro no bairro Morumbi.

O centro funcionará em um barracão que está sendo construído pela prefeitura. Após a conclusão da obra, prevista para abril de 2012, o Senai investirá cerca de R$ 200 mil na compra dos equipamentos que serão utilizados nos cursos. O principal objetivo do projeto é qualificar a mão de obra de moradores locais para ser empregada pelas várias empresas que estão se instalando na região Norte de Cascavel.

Além disso, o Senai vai inaugurar a Faculdade Tecnológica em Cascavel em 2012. Inicialmente, a instituição formará tecnólogos em Manutenção Industrial e Gestão da Produção Industrial. Os dois cursos já foram aprovados pelo Ministério da Educação, faltando apenas a publicação no Diário Oficial da União. A expectativa para o início dos cursos é para o segundo semestre do ano que vem. O Senai Cascavel, em parceria com o Senai Santa Catarina e o Sinduscon Oeste, também vai oferecer um MBA em Gestão de Obras. A pós-graduação deve capacitar 40 profissionais já em 2012.

Com os investimentos em Cascavel, o Senai deve ampliar o número de matrículas na região. Em 2011, a instituição encerra o ano com a formação de 17,6 mil pessoas na cidade. Além disso, em 2012 haverá expansão também no Colégio Sesi Ensino Médio, que passará a ofertar 310 vagas.

Segundo Edson Campagnolo, o foco na capacitação profissional é uma das prioridades de sua gestão na Fiep. "Até o final deste ano, o Senai vai formar 252 mil profissionais em todas as esferas, desde iniciação, requalificação e qualificação profissional. Temos uma meta, em parceria com o governo federal, por meio do Pronatec, de dobrar esse número nos próximos quatro anos para pelo menos 500 mil matrículas", explicou.

Dilma sanciona lei que estabelece aviso prévio de até 90 diasSinduscon elege nova diretoria