SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Auditores realizam primeira avaliação das empresas para o Prêmio Sinduscon 2015

Primeira fase das auditorias ocorreu nos canteiros de obras das empresas concorrentes. Segunda rodada de avaliações será realizada a partir de julho

clique para ampliarVencedores do Prêmio Sinduscon serão conhecidos após quatro auditoriais (Foto: Divulgação)

Os auditores do Prêmio Sinduscon realizaram nas últimas semanas as primeiras auditorias nas construtoras que concorrem ao prêmio Sinduscon 2015. A comissão - composta por nove avaliadores do SindusconNOR-PR, Seconci, Sebrae, Senai - percorreu nesta etapa os canteiros de obras das empresas inscritas.

No total, serão quatro avaliações até a divulgação do resultado. Três delas são realizadas nos canteiros de obras e uma na área administrativa das empresas. A segunda avaliação já está prevista para o início de julho.

De acordo com Mariana Martins Pedrão, auditora do prêmio e engenheira de segurança do trabalho do Seconci, todas as auditorias são feitas sem aviso prévio às empresas, com o objetivo de avaliar de modo efetivo a realidade vivenciada no canteiro de obras. Lá, os auditores aplicam checklist verificando o cumprimento de itens dispostos nas legislações e normas que regem o setor, relacionados a Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Neste ano, uma novidade vem agilizando o trabalho dos auditores que passaram a realizar a avaliação diretamente em tablets, o que faz com que os resultados sejam obtidos de forma bem mais rápida e eficiente.

“Temos visto que as empresas buscam realmente melhorar. O prêmio proporciona a elas uma auditoria externa praticamente gratuita que tem como meta principal apontar itens nos quais as construtoras possam avançar para oferecer mais qualidade e segurança, e eles têm gostado bastante”, comentou.

Fornecedores

Além das construtoras e incorporadoras, os fornecedores da cadeia que concorrem à premiação também passarão por auditorias, que devem iniciar em agosto. Além da comissão auditora do Prêmio Sinduscon, participam nesta etapa avaliadores do CREA que também auxiliam na verificação do atendimento às normas e boas práticas.

Fim da desoneração poderá trazer impacto negativo para a construção civilEnergia elétrica mais cara impacta o crescimento do setor industrial