Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
O SindusconNOR-PR finalizou as inscrições das empresas que concorrerão à sexta edição do Prêmio Sinduscon. Ao todo, 20 habilitados irão participar da disputa em três categorias. A promoção da premiação é do sindicato e do SeconciNOR-PR, em parceria com Sebrae e Senai e apoio do CREA-PR e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
As inscritas são A. Yoshii, Cantareira, Catamarã, CCP, CIM, Design, Engeblock, Fenícia, Gran Paladium, João Granado, Just, Lotus, Metro, Pedro Granado, Provectum, Scobin Engenharia, Sisa, Taky, Wegg-CCII e Construtora Planingá.
O Prêmio Sinduscon é dividido nas categorias Construtoras Incorporadoras, Terceirizadoras e Obras Públicas. Em cada categoria serão premiadas as duas empresas mais bem avaliadas. Serão cinco os temas analisados: Qualidade em Gestão, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Todas as participantes passarão por auditoria. A avaliação é realizada com base no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, nas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nas normas de segurança no trabalho (NR 18 e NR 35, entre outras) e nos critérios de sustentabilidade - econômica, social e ambiental.
Como realizado em 2014, as empresas concorrentes ao Prêmio Fornecedores também passarão por auditorias para que sejam selecionados os vencedores.
Inovações
Em 2015, de acordo com o sindicato, as fichas de avaliação do Prêmio Sinduscon serão informatizadas e os dados serão registrados pelos auditores em tablets, o que agilizará os processos de soma das notas e feedback aos participantes. Para garantir a segurança e o sigilo das informações, o sistema foi auditado e certificado por uma empresa especializada no segmento.
Além das auditorias, haverá também acréscimo de nota para os concorrentes que participarem em eventos do sindicato da construção e do Seconci. Portanto, a atuação junto às instituições será também um dos critérios de avaliação do Prêmio Sinduscon, uma inovação para a edição deste ano. As entidades criarão ainda um Núcleo de Recursos Humanos das empresas associadas, quando haverá assessoria jurídica para as mesmas. A presença dos representantes neste núcleo contará pontos aos concorrentes.
Área acadêmica
Outra inovação dos organizadores é o envolvimento das academias no processo. A partir deste ano haverá um prêmio para o melhor trabalho elaborado por alunos ou professores das faculdades de engenharia locais. A comissão julgadora levará em conta o conteúdo e, principalmente, se os mesmos foram desenvolvidos de acordo com a realidade do mercado local, sendo aplicáveis e levando em consideração os quesitos econômico, financeiro, social, de meio ambiente e sustentabilidade.