SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Prêmio Sinduscon: soluções simples fazem a diferença

Vencedores da premiação afirmam que soluções simples são responsáveis por grandes avanços nos canteiros de obras

clique para ampliarclique para ampliarAs vencedoras do Prêmio Sinduscon afirmam que mudanças simples tem resultados significativos nos canteiros de obras (Foto: Divulgação)

Os vencedores do Prêmio Sinduscon deste ano contam que mudanças simples no dia a dia das construtoras podem ajudar a aumentar a produtividade, melhorando a segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, o cuidado com o meio ambiente e a inovação. Isto permite a entrega de projetos melhores aos clientes. Saiba mais sobre o resultado da premiação, anunciado em novembro, clicando aqui.

O diretor-presidente da Catamarã Engenharia, José Armando Quirino dos Santos, conta que a atenção total à legislação é o principal fator que colocou a empresa entre os dois primeiros lugares nas últimas quatro edições do prêmio. Neste ano, a Catamarã foi vencedora na categoria “Incorporadoras”. “Para nós é um grande orgulho receber mais uma vez o Prêmio Sinduscon. Essa constância nos traz a certeza de que estamos no caminho certo e com processos bem consolidados dentro da empresa. E essa melhoria contínua traz um grande resultado, principalmente na satisfação dos clientes”, comentou Santos.

O diretor-presidente da Catamarã afirmou que não são necessárias mudanças profundas, mas sim atenção às normas. “Você precisa estar de acordo com a NR-18 e atento ao que ela exige. Esses são investimentos importantes porque, quando se investe em segurança, você minimiza os passivos e respeita a vida dos funcionários, o que não tem preço. Em relação à sustentabilidade, é preciso reduzir o uso de madeira e a empresa passa a agregar mais tecnologia”, avaliou.

Outro ponto importante, na opinião do presidente, é o envolvimento da direção no dia a dia da empresa. “Algo de que temos muito orgulho na Catamarã é que nossos filhos, que estão no comando, estão presentes no dia a dia das obras. Eles acompanham desde o projeto até o lançamento”, concluiu.

Leandro Pazzetto Arruda, diretor da Cantareira, construtora que venceu o Prêmio Sinduscon 2014 nas categorias “Obras Públicas” e “Terceirizadas”, ressalta que a vitória é resultado de um investimento no aprimoramento da empresa. “O prêmio veio finalizar um processo que vinha ocorrendo desde o ano passado com o objetivo de melhoria nos canteiros de obras, levando em consideração a sustentabilidade”, explicou.

Para o diretor, a conquista é resultado do empenho de toda a empresa. “O prêmio é um reconhecimento do trabalho de toda a equipe. Desde os funcionários que trabalham em escritório, passando pela parte da engenharia até o pessoal de frente, os pedreiros, serventes. Se todo mundo não estiver engajado, não é possível realizar as mudanças necessárias”, disse.

Arruda comenta que as ações desenvolvidas pela empresa são simples, mas que fazem toda a diferença. No tocante à Responsabilidade Social, por exemplo, a companhia decidiu fazer uma atividade diferente: no Dia das Crianças, em algumas obras, os funcionários e seus filhos foram convidados a ir ao cinema; em outras, os trabalhadores receberam livros infantis e foram incentivados a compartilhar a leitura em família. “Buscamos proporcionar momentos de lazer e cultura aos nossos profissionais e seus filhos. São ações totalmente fora do contexto da construção civil, mas que motivam e valorizam as pessoas que trabalham conosco”, comentou.

Outra ação realizada pela empresa é a construção de cisternas para o aproveitamento da água. Também na área de meio ambiente, a empresa leva a sério a separação e reciclagem de resíduos. “Tudo isso contribui não só para a qualidade da obra, mas de algo maior, de toda a sociedade”, disse.

Outra preocupação constante da empresa é a segurança dos trabalhadores. “Toda a semana há palestras sobre a segurança do trabalho, mostrando a importância do assunto. Sabemos que é obrigação da empresa fornecer e obrigar o funcionário a usar equipamentos de proteção, mas tudo se torna mais fácil se ele está consciente da importância disso para sua saúde e segurança”, finalizou.

Contribuição Sindical tem vencimento em 31 de janeiro2015 será ano de desafios e oportunidades para cadeia da construção civil