Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
Os vencedores do Prêmio Sinduscon deste ano contam que mudanças simples no dia a dia das construtoras podem ajudar a aumentar a produtividade, melhorando a segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, o cuidado com o meio ambiente e a inovação. Isto permite a entrega de projetos melhores aos clientes. Saiba mais sobre o resultado da premiação, anunciado em novembro, clicando aqui.
O diretor-presidente da Catamarã Engenharia, José Armando Quirino dos Santos, conta que a atenção total à legislação é o principal fator que colocou a empresa entre os dois primeiros lugares nas últimas quatro edições do prêmio. Neste ano, a Catamarã foi vencedora na categoria “Incorporadoras”. “Para nós é um grande orgulho receber mais uma vez o Prêmio Sinduscon. Essa constância nos traz a certeza de que estamos no caminho certo e com processos bem consolidados dentro da empresa. E essa melhoria contínua traz um grande resultado, principalmente na satisfação dos clientes”, comentou Santos.
O diretor-presidente da Catamarã afirmou que não são necessárias mudanças profundas, mas sim atenção às normas. “Você precisa estar de acordo com a NR-18 e atento ao que ela exige. Esses são investimentos importantes porque, quando se investe em segurança, você minimiza os passivos e respeita a vida dos funcionários, o que não tem preço. Em relação à sustentabilidade, é preciso reduzir o uso de madeira e a empresa passa a agregar mais tecnologia”, avaliou.
Outro ponto importante, na opinião do presidente, é o envolvimento da direção no dia a dia da empresa. “Algo de que temos muito orgulho na Catamarã é que nossos filhos, que estão no comando, estão presentes no dia a dia das obras. Eles acompanham desde o projeto até o lançamento”, concluiu.
Leandro Pazzetto Arruda, diretor da Cantareira, construtora que venceu o Prêmio Sinduscon 2014 nas categorias “Obras Públicas” e “Terceirizadas”, ressalta que a vitória é resultado de um investimento no aprimoramento da empresa. “O prêmio veio finalizar um processo que vinha ocorrendo desde o ano passado com o objetivo de melhoria nos canteiros de obras, levando em consideração a sustentabilidade”, explicou.
Para o diretor, a conquista é resultado do empenho de toda a empresa. “O prêmio é um reconhecimento do trabalho de toda a equipe. Desde os funcionários que trabalham em escritório, passando pela parte da engenharia até o pessoal de frente, os pedreiros, serventes. Se todo mundo não estiver engajado, não é possível realizar as mudanças necessárias”, disse.
Arruda comenta que as ações desenvolvidas pela empresa são simples, mas que fazem toda a diferença. No tocante à Responsabilidade Social, por exemplo, a companhia decidiu fazer uma atividade diferente: no Dia das Crianças, em algumas obras, os funcionários e seus filhos foram convidados a ir ao cinema; em outras, os trabalhadores receberam livros infantis e foram incentivados a compartilhar a leitura em família. “Buscamos proporcionar momentos de lazer e cultura aos nossos profissionais e seus filhos. São ações totalmente fora do contexto da construção civil, mas que motivam e valorizam as pessoas que trabalham conosco”, comentou.
Outra ação realizada pela empresa é a construção de cisternas para o aproveitamento da água. Também na área de meio ambiente, a empresa leva a sério a separação e reciclagem de resíduos. “Tudo isso contribui não só para a qualidade da obra, mas de algo maior, de toda a sociedade”, disse.
Outra preocupação constante da empresa é a segurança dos trabalhadores. “Toda a semana há palestras sobre a segurança do trabalho, mostrando a importância do assunto. Sabemos que é obrigação da empresa fornecer e obrigar o funcionário a usar equipamentos de proteção, mas tudo se torna mais fácil se ele está consciente da importância disso para sua saúde e segurança”, finalizou.