SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade divulga vencedores

Instituição premiou ideias inovadoras para a solução de problemas e proteção ao meio ambiente naindústria da construção civil

clique para ampliarclique para ampliarVencedores primaram pela inovação e respeito ao meio ambiente nos projetos (Foto: Divulgação/CBIC)

A CBIC, com apoio do Senai, anunciou os vencedores do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade, em dezembro. As empresas ligadas à indústria da construção civil concorreram em três categorias: Novos Materiais, Sistemas Construtivos e Pesquisa.

De acordo com a instituição, esta que foi a 20ª edição do prêmio, que contou com número recorde de inscritos: 81 projetos. “Muito me orgulha esse número de inscritos, que demonstra a consolidação de um prêmio que considero tão importante para o nosso setor, que tem como objetivo reconhecer, divulgar e premiar produtos e sistemas inovadores que contribuam para a modernização do processo construtivo. Com inovação, tenho certeza, podemos ser cada vez mais competitivos e garantir a sobrevivência das nossas empresas”, destacou em seu discurso, o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Vencedores

O Sistema de Fixação Tigre, da Tigre, venceu na categoria Novos Materiais. De acordo com a CBIC, a inovação premiada tem como função fixar tubulações plásticas nas diversas bitolas e sistemas. Como resultado obteve-se um único produto para vários sistemas de tubulação, tornando a prática de fixação mais simples, rápida e segura.

Já na categoria Sistemas Construtivos, o principal destaque ficou com o Sistema Construtivo Tecverde, com o projeto Industrialização e Sustentabilidade na Construção Civil, da Tecverde Engenharia, e Pesquisa. Representado por José Marcio Fernandes e Carla Rabelo Monich, de Curitiba, trata-se de um sistema a seco, modular e industrializado que reduziria em até 90% a geração de resíduos sólidos.

Na categoria Pesquisa, o vencedor foi o projeto “Uso da Moringa Oleifera associada a coagulantes químicos no tratamento da água residuária de usinas de concreto”, das universidades UFG e Unicamp. O sistema permite o reaproveitamento da água da indústria de concreto para outros fins e até mesmo na própria produção do material.

Com informações da CBIC

Recursos destinados à segurança e qualidade de vida devem ser encarados como investimentoEscolha correta do regime tributário pode auxiliar indústria a pagar menos impostos