Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
O setor de construção civil paranaense finalizou e entregou à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) seu plano de Logística Reversa. A cerimônia, realizada no dia 24 de setembro, durante a 11ª reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade Regional Sul-Sudeste (Coema), marcou o compromisso pioneiro no Brasil do setor.
A elaboração do plano foi coordenada pelo Conselho Setorial da Construção Civil da Fiep com a participação dos quatro sindicatos representantes do setor no estado: SindusconNOR-PR, Sinduscon-PR, Sinduscon-Norte e Sinduscon Cascavel.
A assessoria técnica foi prestada pelo Senai, que reuniu uma série de informações após pesquisas aprofundadas junto às empresas e fornecedores da cadeia produtiva. A primeira ação do plano será a composição de um comitê gestor - deliberativo e executivo - com representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sema, Fiep e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além dos sindicatos. A expectativa é que as ações desenvolvidas no Paraná sirvam de modelo para outros estados. O grupo deverá identificar os principais parceiros do setor e adotar um plano de comunicação dirigida, para a conscientização dos processos que deverão ser utilizados pelos fornecedores e associados.
Segundo a avaliação do presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, as principais mudanças necessárias serão cultural e de conscientização sobre a importância da adesão ao plano. “Percebemos que foi realizado um trabalho importante de pesquisa e que será necessário também um choque cultural para que as empresas incorporem essas ações como práticas correntes”, disse.
Com informações da Agência Fiep