SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Construção Civil do Paraná é pioneira no Brasil ao finalizar plano de logística reversa

Plano foi entregue no dia 24 de setembro à Secretaria de Meio Ambiente para apreciação

clique para ampliar>clique para ampliarPresidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, participou da entrega do Plano de Logistica Reversa (Foto: Agência Fiep)

O setor de construção civil paranaense finalizou e entregou à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) seu plano de Logística Reversa. A cerimônia, realizada no dia 24 de setembro, durante a 11ª reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade Regional Sul-Sudeste (Coema), marcou o compromisso pioneiro no Brasil do setor.

A elaboração do plano foi coordenada pelo Conselho Setorial da Construção Civil da Fiep com a participação dos quatro sindicatos representantes do setor no estado: SindusconNOR-PR, Sinduscon-PR, Sinduscon-Norte e Sinduscon Cascavel.

A assessoria técnica foi prestada pelo Senai, que reuniu uma série de informações após pesquisas aprofundadas junto às empresas e fornecedores da cadeia produtiva. A primeira ação do plano será a composição de um comitê gestor - deliberativo e executivo - com representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Sema, Fiep e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além dos sindicatos. A expectativa é que as ações desenvolvidas no Paraná sirvam de modelo para outros estados. O grupo deverá identificar os principais parceiros do setor e adotar um plano de comunicação dirigida, para a conscientização dos processos que deverão ser utilizados pelos fornecedores e associados.

Segundo a avaliação do presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, as principais mudanças necessárias serão cultural e de conscientização sobre a importância da adesão ao plano. “Percebemos que foi realizado um trabalho importante de pesquisa e que será necessário também um choque cultural para que as empresas incorporem essas ações como práticas correntes”, disse.

Com informações da Agência Fiep

Senai oferece opções de capacitação em diversas áreasPrêmio Sinduscon será entregue em 21 de novembro