Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
Cerca de duas mil pessoas, entre trabalhadores e familiares, participaram no dia 23 de agosto das comemorações do Dia Nacional da Construção Social em Maringá. A data é comemorada, simultaneamente, em várias cidades do país e é a mais importante ação de responsabilidade social empresarial do setor da construção civil.
O evento é uma promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em Maringá, a iniciativa está na primeira edição e foi organizada pelo SindusconNOR-PR e pelo SeconciNOR-PR, com o apoio do Sesi, Senai e prefeitura municipal.
Realizado no Sesi, o dia foi repleto de atividades, como esporte e recreação para as crianças; sorteios de brindes; lanches e refrigerantes; cortes de cabelo; e informações sobre cursos para qualificação profissional e segurança no trabalho. Na área de saúde, além de orientações preventivas, estavam disponíveis exames de glicemia, pressão arterial, teste de visão, eletrocardiograma e atendimento odontológico. Tudo de graça.
O evento também contou com uma Unidade Móvel de Inovação na Construção Civil, do Senai. A unidade, chamada “Van da Inovação”, apresentou o que há de mais novo em tecnologia e soluções inovadoras para melhorar os processos, a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores, gerando mais economia, eficiência e sustentabilidade. Eudes Alencar, facilitador da área da construção civil do Senai, demonstrou várias tecnologias e soluções inovadoras que geram mais economia, eficiência e sustentabilidade na construção civil.
A máquina de amarrar ferragens, por exemplo, aumenta em até 50% a produtividade do trabalhador. Já o lixador de massa corrida garante rapidez e limpeza para o trabalho e permite um resultado de melhor qualidade. "Com esses instrumentos, o trabalhador substitui o esforço braçal por processos mais produtivos, de maior qualidade e que melhoram a qualidade de vida. Nosso papel aqui é mostrar que há soluções e cursos que ensinam a utilizar as máquinas", frisou Alencar.
Integração
O presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, ressaltou que os resultados foram positivos neste primeiro evento realizado em Maringá. “Graças à boa integração entre as entidades organizadoras, conseguimos promover essa ação que, entre outros objetivos, visa aproximar os familiares da realidade profissional dos entes queridos, criando um ambiente de interação e lazer.”
Segundo Marcos Mauro Pena Filho, presidente do SeconciNOR-PR, a construção civil é pujante na cidade e faltava um evento como esse para agregar um momento de descontração para os trabalhadores e seus familiares. “O evento superou as nossas expectativas e foi um marco para o setor. Nosso objetivo é promover uma vez por ano esse dia de confraternização”, afirmou.
A boa relação entre patrão e funcionários do setor, de acordo com Paulo Cordeiro, diretor de Relações e Políticas do Trabalho do sindicato, é fruto da postura ativa das entidades de classe de Maringá. “Nesse evento queremos prestigiar os funcionários, incentivar a socialização e, no próximo ano, vamos aumentar as atividades e serviços oferecidos”, adiantou.
Durante o evento, os trabalhadores também puderam se inscrever em cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Na correria, falta tempo para buscar informações ou levar a família para passear. Conciliamos tudo isso em um só local e esperamos que as pessoas saiam daqui motivadas”, afirmou Alexandre Destefano, gerente do Sesi/Senai.
Para o Flávio Vicente, secretário de assistência social de Maringá, o projeto é bom e tem tudo para ser ampliado, especialmente porque tem como foco a família. “A prefeitura aposta nessa iniciativa, tanto que estamos auxiliando na parte social e de saúde. Também contribuímos com orientações e com uma peça teatral sobre educação no trânsito”.
O encanador da AZ Cavalari, Daniel Aparecido Ribeiro, levou a esposa Josilaine Cavalari e os filhos, Jhonnatan (10 anos) e Ágata (6 meses), para aproveitarem o evento. Para ele, ação como essa deve ser feita todo ano. “Está muito legal, meu filho não para de brincar com as crianças. Comemos pastel e fizemos novas amizades. Realmente é uma ótima iniciativa”, afirmou Ribeiro.
André Luiz da Silva, carpinteiro da SN Prestadora de Serviços, também ficou muito satisfeito. Ele levou a esposa Juliana Maria e os filhos João Lucas e Mateus Gabriel. “Recebi o convite no serviço. Vim conferir e realmente é um evento diferente. Muito bom poder trazer a família, ver os filhos brincando. Gostei muito desse tempo de lazer”, destacou.
Os participantes ainda tiveram a oportunidade de assistir à peça “Performance circense” do Circo Teatro Sem Lona. A diversão também embalou no ritmo de duplas sertanejas e a programação do dia foi finalizada em grande estilo, com o Show do Tom Brasil e músicas da moda brasileira.
Foi um dia maravilhoso para muitos, principalmente para mim.
Participei com a minha turma, fizemos um trabalho no dia,
locação de canteiro de obra "gabarito".
Espero que possa ter outras para participar.