Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
Após um amplo debate, que reuniu as empresas e sindicatos da construção civil paranaense, o plano de Logística Reversa elaborado sob a coordenação do Conselho Setorial da Construção Civil em parceria com o Senai será entregue no mês de setembro à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), para que seja avaliado e validado pelo órgão.
O plano é parte das determinações legais impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e deverá demonstrar como a cadeia pode dar a correta destinação aos resíduos e estabelece as responsabilidades para cada uma das partes que atuam no setor.
O presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, avalia que o resultado final do projeto foi muito positivo. Segundo ele, houve um trabalho de pesquisa amplo e importante que irá orientar as ações de gerenciamento de resíduos e proteção do meio ambiente, atendendo à legislação.
Ele também afirma que as mudanças dependerão de uma modificação na cultura do setor, o que deverá ocorrer gradualmente após a implantação do plano. “Percebemos que foi realizado um trabalho importante de pesquisa e que será necessário também um choque cultural para que as empresas incorporem essas ações como práticas correntes”, disse.
De acordo com Soares, as grandes empresas terão mais facilidade em cumprir as ações propostas. Já as pequenas deverão buscar a adaptação e isso poderá ser auxiliado por parcerias - abrangendo inclusive o poder público -, que irão viabilizar as ações dentro das possibilidades de investimento de todas as empresas. “Acredito que seja possível realizar ações pontuais por classe de resíduos e ir ampliando a atuação para todas as empresas”, explicou.