SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Unidade móvel irá promover a inovação nos canteiros de obras

Empresas associadas aos Sinduscons poderão contar com a ferramenta para auxiliar na implantação do uso de novas tecnologias

clique para ampliar>clique para ampliarEquipamentos apresentados pela Van da Inovação oferecem maior produtividade e economia de recursos (Foto: Divulgação)

Já está em operação uma unidade móvel que irá apresentar e auxiliar a implantação de novas tecnologias nos canteiros de obras de todo o Paraná. A “Unidade Móvel de Inovação da Construção Civil”, ou Van da Inovação, como ficou mais conhecida, foi desenvolvida pelo Senai no Paraná para atender a uma demanda do Conselho Setorial da Construção Civil. A iniciativa integra o projeto Qualifique, uma proposta do Senai em parceria com os quatro Sinduscons do estado - Paraná, Oeste, Maringá e Londrina -, visando a capacitação do setor.

O principal objetivo da unidade é a maior disseminação de novas tecnologias utilizadas no setor. Entre as novidades que serão levadas aos trabalhadores do setor estão equipamentos como o projetor de argamassa, pistola de pintura, kit máquina de armar ferragens e pernas mecânicas - equipamentos produzidos no Brasil e já utilizados em algumas construções.

De acordo com o responsável pelo projeto, Marcos Pires, da Gerência de Educação Profissional e Tecnológica do Senai, esses equipamentos apresentam como principais vantagens a maior produtividade, menor prazo de entrega e economia de recursos nas obras.

Pires também explica que o equipamento possui fonte de captação de energia fotovoltaica e capacidade estimada para realizar 270 visitas a canteiros de obras por ano. “A ideia é de que a unidade móvel possa realmente disseminar e apresentar essas novas tecnologias que já estão disponíveis, possibilitando ainda o treinamento dos profissionais em cursos nas unidades do Senai”, afirmou.

Fruto de uma solicitação das empresas por meio do Conselho Setorial, o Senai também preparou cursos de capacitação para a utilização dos equipamentos apresentados pela unidade. Neste semestre, estão previstas turmas para Maringá, Curitiba, Londrina e Cascavel.

Agendamento

As construtoras interessadas em conhecer os equipamentos apresentados na unidade móvel devem agendar a visita com o Sinduscon de sua região. O veículo adaptado vai ao canteiro de obras no início do expediente e um técnico do Senai faz a demonstração. Aos empresários, serão apresentadas as vantagens de adoção dos processos, como custo-benefício e menor desperdício.

Medidas podem ajudar a indústria a economizar até 25% na tarifa de energia elétricaSetor fará entrega do Plano de Logística Reversa em setembro