Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
O setor de construção civil do Paraná, por meio do Conselho Setorial da Construção Civil e de quatro sindicatos do estado - Sinduscon Norte, Noroeste, Oeste e Paraná -, está finalizando o Plano de Logística Reversa para o segmento. Esse plano faz parte das determinações legais impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O plano está na fase final de avaliação e validação das ações propostas pelo Senai, que foi contratado para realizar o diagnóstico da geração de resíduos do setor e quais seriam as necessidades das empresas do ramo quanto à correta destinação destes.
A última reunião sobre o assunto ocorreu no dia 15 de julho em Curitiba, com avanços importantes na revisão da proposta. Uma nova reunião está agendada para 18 de agosto para continuar a validação. Depois disto, o plano será encaminhado para ser avaliado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).
Para o presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, a percepção com a apresentação do plano é de que foi realizado um trabalho de pesquisa amplo e importante que irá orientar as ações de gerenciamento de resíduos e proteção do meio ambiente, atendendo à legislação. “Percebemos que foi realizado um trabalho importante de pesquisa e que será necessário também um choque cultural para que as empresas incorporem essas ações como práticas correntes”, afirmou.
Segundo ele, as maiores empresas já estão em sua maioria estruturadas e cumprindo boa parte das ações propostas. A preocupação, no entanto, é com a adequação das empresas menores. Por isso, os representantes do setor buscam caminhos e parcerias para que seja possível viabilizar as ações para todos.
Soares defende que o plano seja implantado no formato de projetos-piloto, para que seja possível adequar e disseminar as ações para todo o setor. “Acredito que seja possível realizar ações pontuais por classe de resíduos e ir ampliando a atuação para todas as empresas”, explicou.
De acordo com o presidente do SindusconNOR-PR, está sendo realizado um amplo debate sobre o tema, o que é muito importante para garantir a eficácia das ações o cumprimento de metas. “Estamos analisando e buscando quem serão todos os atores envolvidos neste processo – empresas, fornecedores, órgãos públicos, entre outros - e como cada um poderá dar sua contribuição para que tenhamos um processo eficiente. Acredito que estamos em um bom caminho”, finalizou.