SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Setor de construção civil debate Plano de Logística Reversa

Encontro no dia 15 de julho reuniu várias entidades para discutir e validar propostas para o projeto

clique para ampliar>clique para ampliarNova reunião está prevista para 18 de agosto para validar o plano de Logística Reversa (Foto: Reprodução)

O setor de construção civil do Paraná, por meio do Conselho Setorial da Construção Civil e de quatro sindicatos do estado - Sinduscon Norte, Noroeste, Oeste e Paraná -, está finalizando o Plano de Logística Reversa para o segmento. Esse plano faz parte das determinações legais impostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O plano está na fase final de avaliação e validação das ações propostas pelo Senai, que foi contratado para realizar o diagnóstico da geração de resíduos do setor e quais seriam as necessidades das empresas do ramo quanto à correta destinação destes.

A última reunião sobre o assunto ocorreu no dia 15 de julho em Curitiba, com avanços importantes na revisão da proposta. Uma nova reunião está agendada para 18 de agosto para continuar a validação. Depois disto, o plano será encaminhado para ser avaliado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema).

Para o presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, a percepção com a apresentação do plano é de que foi realizado um trabalho de pesquisa amplo e importante que irá orientar as ações de gerenciamento de resíduos e proteção do meio ambiente, atendendo à legislação. “Percebemos que foi realizado um trabalho importante de pesquisa e que será necessário também um choque cultural para que as empresas incorporem essas ações como práticas correntes”, afirmou.

Segundo ele, as maiores empresas já estão em sua maioria estruturadas e cumprindo boa parte das ações propostas. A preocupação, no entanto, é com a adequação das empresas menores. Por isso, os representantes do setor buscam caminhos e parcerias para que seja possível viabilizar as ações para todos.

Soares defende que o plano seja implantado no formato de projetos-piloto, para que seja possível adequar e disseminar as ações para todo o setor. “Acredito que seja possível realizar ações pontuais por classe de resíduos e ir ampliando a atuação para todas as empresas”, explicou.

De acordo com o presidente do SindusconNOR-PR, está sendo realizado um amplo debate sobre o tema, o que é muito importante para garantir a eficácia das ações o cumprimento de metas. “Estamos analisando e buscando quem serão todos os atores envolvidos neste processo – empresas, fornecedores, órgãos públicos, entre outros - e como cada um poderá dar sua contribuição para que tenhamos um processo eficiente. Acredito que estamos em um bom caminho”, finalizou.

Diretor do SindusconNOR-PR recebe prêmio do CreaUso indevido de celulares no trabalho preocupa empresas