Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
Até meados de agosto, os sete auditores da comissão de avaliação - composta por membros do SindusconNOR-PR, Seconci, Sebrae e Senai - irão percorrer novamente as empresas que concorrem a edição deste ano do Prêmio Sinduscon. As novas visitas fazem parte da segunda etapa de auditorias, que visam verificar a adequação das concorrentes quanto aos critérios estabelecidos pela premiação.
Segundo o auditor Celso Saito, coordenador técnico do prêmio, as visitas são realizadas sem data marcada, excluindo a possibilidade de preparação das empresas e garantindo a isenção dos resultados. “Nesta fase, as empresas são avaliadas novamente quanto aos mesmos questionários e critérios das primeiras auditorias, para gerar uma segunda nota que será considerada no cômputo geral”, explicou.
Entre os pontos principais que norteiam as avaliações estão requisitos relacionados a Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Dentro de cada um destes critérios há uma série de pontos que devem ser atendidos pelas empresas.
Saito explica que o objetivo final é sempre colaborar com o desenvolvimento das empresas e do setor de modo geral. “São avaliações que buscam cooperar com a melhoria das empresas. Nas auditorias, acabamos incentivando e auxiliando a empresa a sempre se manter em conformidade em relação aos itens e, consequentemente, a toda a legislação e regulamentos que são exigidos no setor”, concluiu.
Outras fases
Ao todo, serão quatro avaliações até a divulgação do resultado. A terceira fase de avaliação deve ocorrer em setembro, nas áreas administrativas das empresas concorrentes, e a quarta, novamente nos canteiros de obras, em outubro.
O resultado para as quatro categorias - Construtoras Incorporadoras, Terceirizadoras e Obras Públicas, além de Fornecedores - é divulgado durante o Encontro da Construção Civil, evento que fecha o ciclo anual do prêmio e que também se configura como um momento de confraternização do setor. A previsão é de que o encontro ocorra em novembro.