SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Sindicato começa segunda fase de auditorias para o Prêmio Sinduscon

Nova etapa abrange visitas surpresas aos canteiros de obras para avaliação do cumprimento dos critérios estabelecidos pelo prêmio

Até meados de agosto, os sete auditores da comissão de avaliação - composta por membros do SindusconNOR-PR, Seconci, Sebrae e Senai - irão percorrer novamente as empresas que concorrem a edição deste ano do Prêmio Sinduscon. As novas visitas fazem parte da segunda etapa de auditorias, que visam verificar a adequação das concorrentes quanto aos critérios estabelecidos pela premiação.

Segundo o auditor Celso Saito, coordenador técnico do prêmio, as visitas são realizadas sem data marcada, excluindo a possibilidade de preparação das empresas e garantindo a isenção dos resultados. “Nesta fase, as empresas são avaliadas novamente quanto aos mesmos questionários e critérios das primeiras auditorias, para gerar uma segunda nota que será considerada no cômputo geral”, explicou.

Entre os pontos principais que norteiam as avaliações estão requisitos relacionados a Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Dentro de cada um destes critérios há uma série de pontos que devem ser atendidos pelas empresas.

Saito explica que o objetivo final é sempre colaborar com o desenvolvimento das empresas e do setor de modo geral. “São avaliações que buscam cooperar com a melhoria das empresas. Nas auditorias, acabamos incentivando e auxiliando a empresa a sempre se manter em conformidade em relação aos itens e, consequentemente, a toda a legislação e regulamentos que são exigidos no setor”, concluiu.

Outras fases

Ao todo, serão quatro avaliações até a divulgação do resultado. A terceira fase de avaliação deve ocorrer em setembro, nas áreas administrativas das empresas concorrentes, e a quarta, novamente nos canteiros de obras, em outubro.

O resultado para as quatro categorias - Construtoras Incorporadoras, Terceirizadoras e Obras Públicas, além de Fornecedores - é divulgado durante o Encontro da Construção Civil, evento que fecha o ciclo anual do prêmio e que também se configura como um momento de confraternização do setor. A previsão é de que o encontro ocorra em novembro.

Prêmio Finep de Inovação está com inscrições abertasNova convenção coletiva de trabalho já está em vigor