SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Auditores realizam primeira avaliação das empresas para o Prêmio Sinduscon 2014

Primeira fase das auditorias ocorreu nos canteiros de obras das empresas concorrentes. Segunda rodada de avaliações será realizada a partir de julho

clique para ampliar>clique para ampliarAuditorias realizadas durante as avaliações para a edição 2013 do Prêmio Sinduscon (Foto: Divulgação)

Os auditores do Prêmio Sinduscon realizaram, entre final de maio e junho, a primeira rodada de auditorias nas empresas concorrentes. A comissão - composta por sete avaliadores do SindusconNOR-PR, Seconci, Sebrae e Senai - percorreu nesta etapa os canteiros de obras das empresas inscritas.

De acordo com o auditor Celso Saito, coordenador técnico do prêmio, embora o relatório final da primeira fase de avaliação ainda não esteja disponível, já é possível perceber que todas as empresas, em todas as categorias, estão empenhadas em atender ao máximo possível os requisitos do prêmio.

“Existe um interesse muito grande das empresas em melhorar. Elas demonstram que não estão participando apenas por participar, mas que estão em busca dessa avaliação para saber como se posicionam em relação aos temas e como podem melhorar seus processos e serviços. Isso gera uma concorrência positiva e é interessante notar que, mesmo sendo a quarta edição do prêmio, ano a ano a gente percebe que há procura e motivação dos empresários para se adequar, buscar avanços e conquistar a premiação”, afirmou Saito.

Entre os requisitos macro que são avaliados em todas as companhias estão: Segurança do Trabalho, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Dentro destes critérios é estabelecido um check-list de pontos que devem ser atendidos pelas empresas e que são verificados pelos auditores.

Ao todo, serão quatro avaliações até a divulgação do resultado. A segunda rodada está prevista para o período de julho e agosto e também será realizada nos canteiros de obras. Já a terceira fase de avaliação deve ocorrer em setembro, nas áreas administrativas, e a quarta, também nos canteiros, em outubro.

“São avaliações que buscam também cooperar com a melhoria das empresas. Nas auditorias, acabamos incentivando e auxiliando a empresa a sempre se manter em conformidade em relação aos itens e, consequentemente, a toda a legislação e regulamentos que são exigidos no setor”, concluiu.

Dirigentes de vários estados visitam Maringá em busca de boas práticasMuito além do sindicato