Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
Os diretores do SindusconNOR-PR participaram no início de junho, em Curitiba, do Encontro Nacional para Inovação da Construção Civil (Eninc) 2014, iniciativa do Sinduscon-PR. O evento reuniu profissionais da construção civil de todo o país e do exterior e teve como foco principal a inovação e a aplicação de novas tecnologias construtivas.
O presidente do SindusconNOR-PR, José Maria Paula Soares, destacou a importância do evento. Para ele, a inovação já começa na forma como o encontro foi estruturado. “Do ponto de vista da inovação na construção, o evento atendeu plenamente o objetivo, que foi fazer uma demonstração de algumas tecnologias mais atuais. Na minha avaliação, esse é um evento que pode se constituir como um grande encontro de caráter realmente nacional”, afirmou.
Soares também avalia que a participação do público foi bastante qualificada e os palestrantes renomados trouxeram informações valiosas para os presentes. “Nós tivemos palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente e uma demanda de público bastante interessante, o que tornou o nível do evento muito bom”, concluiu. Além do presidente, participaram do evento também o presidente do SeconciNOR-PR, Marcos Mauro Pena Filho, e o diretor Álvaro Pereira da Silva.
Para o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, que compareceu ao evento, o encontro foi um exemplo típico da vanguarda do Paraná no segmento. “Hoje existe muita coisa disponível no mercado, mas além da inovação é necessária a disseminação de novas práticas. O Eninc apresentou sistemas consolidados e grandes palestras”. Segundo Martins, iniciativas como esta deveriam se disseminar pelo Brasil. “O país necessita de um encontro técnico como esse”, disse.
Sistemas Construtivos
O Eninc 2014 contou com uma ação inédita, que foi a demonstração ao vivo de diferentes métodos construtivos. Os participantes acompanharam a construção de cinco estúdios similares utilizando técnicas diferentes. Foram apresentados os sistemas blocos de concreto, steelframe, woodframe, alvenaria tradicional e parede de concreto. As obras foram avaliadas por especialistas que consideraram critérios como qualidade, velocidade, conforto térmico e acústico, desperdício, resistência e praticidade. Todas as obras planejadas foram concluídas nos dois dias de evento.
Os cinco sistemas foram avaliados e os profissionais apontaram as vantagens e desvantagens de cada um deles. O passo a passo das obras foi apresentada em 4D aos participantes. A conclusão dos profissionais é de que não existe um sistema construtivo que possa ser eleito como o melhor, pois a escolha depende da necessidade de cada cliente e de cada região. Para eles, em um país de dimensões continentais como o Brasil, há espaço para todos os sistemas construtivos apresentados.
Com informações da assessoria de imprensa do evento