Av. Pedro Taques, 294
Átrium Centro Empresarial
Torre Sul, 12º andar, sala 1204
CEP: 87030-008
- Maringá/PR
(44) 3025-7999
Foi lançado no fim de abril, em Maringá, o Prêmio Sinduscon, organizado pelo SindusconNORPR e Seconci em parceria com Sebrae e Senai e apoio do CREA-PR. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sinduscon, José Maria Paula Soares. Considerando que todas as empresas inscritas no prêmio passam por auditorias e recebem um feedback dos auditores, Paula Soares explica que, independente dos resultados, todos os concorrentes são vencedores.
Segundo o presidente, neste ano, a maior novidade do Prêmio Sinduscon serão as auditorias realizadas no escritório das empresas. Até 2013, apenas as obras eram analisadas pelos auditores. Os detalhes sobre o regulamento da premiação foram apresentados pelo presidente do Seconci, Marcos Mauro Moreira Filho. Para ele, o prêmio é um guia de boas práticas da construção civil.
As categorias do Prêmio Sinduscon seguem as mesmas: Construtoras Incorporadoras, Terceirizadoras e Obras Públicas. Em cada categoria serão premiadas as duas empresas mais bem avaliadas. Serão cinco os temas analisados: Qualidade em Gestão, Segurança no Trabalho, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
A avaliação das auditorias é baseada no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, nas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), nas Normas de Segurança no Trabalho (NR 18 e NR 35, entre outras) e nos critérios de sustentabilidade - econômica, social e ambiental.
Os empresários interessados em concorrer ao Prêmio Sinduscon devem se inscrever até o dia 5 de maio na sede do sindicato, na Avenida Carneiro Leão, nº 135, sala 203, Edifício Europa. A empresa deve ser associada ao SindusconNORPR ou se associar no ato da inscrição. Os vencedores serão conhecidos durante o Encontro Empresarial da Construção Civil, que será realizado no dia 28 de novembro.
Durante o lançamento, várias empresas aderiram à edição 2014 do Prêmio Sinduscon, como A.Ioshii, Taky, Sisa, Cantareira e Provectum.
Autoridades
Mais de cem pessoas participaram do evento de lançamento, entre empresários e autoridades políticas e empresariais. O prefeito Roberto Pupin frisou que o prêmio estimula o “ganha-ganha entre quem constrói, quem vende, quem compra e a própria cidade”. O deputado estadual Enio Verri ressaltou que o prêmio representa a busca constante pela melhoria da produtividade e competitividade, gerando preço mais justo. “É uma visão de longo prazo. Esperamos que outros setores da economia sigam este exemplo”.
O presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, disse que fica orgulhoso pela realização do prêmio em Maringá e que o mesmo “valoriza a qualidade e torna a cidade uma referência em todo país”. O consultor do Sebrae/PR, Joversy Rezende, reconheceu que é um privilégio participar do prêmio. Ele também se referiu à incorporação da auditoria nos escritórios, reiterando que a cada ano a premiação recebe um novo quesito, um desafio a mais para as empresas e que o Sebrae reconhece e valoriza esta inovação.
O gerente do Sesi/Senai/IEL em Maringá, Alexandre Destefano, lembrou que o prêmio vem sendo considerado um dos mais importantes do País, induzindo as empresas a adotarem as melhores práticas de gestão e sustentabilidade.
Fornecedor
O Sinduscon lançou também o Prêmio Fornecedores. Para este ano, os organizadores criaram auditorias para selecionar as melhores empresas fornecedoras de serviços e produtos associadas ao sindicato. O objetivo é que a seleção seja realizada de forma técnica.
O Prêmio Fornecedores é disputado em 16 categorias: Bloco Cerâmico, Aço Reto ou Corte e Dobra, Concreto Usinado, Argamassa Intermediária, Lajes, Compensados, Material Elétrico, Material Hidráulico, Elevadores, Instalador de Gesso Plano, Esquadrias de Alumínio, Textura e Grafiato, Portas de Madeira, Mármores e Granitos, Serralheria e Revestimento Cerâmico.
Vencedores Prêmio Sinduscon
2010
1º Lugar: Construtora Plaenge
2011
1º Lugar: Construtora Plaenge
2ª Lugar: Catamarã Engenharia
3ª Lugar: Design Empreendimentos
(nos dois primeiros anos só havia uma categoria)
2012
Obras terceirizadas
1º Lugar: João Granado Construtora
2ª Lugar: Taki Empreendimentos e Participações
Obras públicas
1º Lugar: Provectum Engenharia
2ª Lugar: Construtora Tuiuti
Incorporadoras
1º Lugar: Construtora e Engenharia Catamarã
2ª Lugar: A.Yoshii Engenharia
2013
Obras terceirizadas:
1º Lugar: Taky Empreendimentos e Participações
2º Lugar: Sisa Construções Civis
Obras públicas:
1º Lugar: Construtora Cantareira
2º Lugar: Tuiuti Construtora
Incorporadoras:
1º Lugar: A.Yoshii Engenharia
2º Lugar: Catamarã Engenharia
Prêmio Sinduscon – Concorrentes em 2013
As 25 empresas concorrentes ao Prêmio Sinduscon em 2013 foram: A. Yoshii, Cantareira, Catamarã, CCP, Ciplart, Design, Dotto, Engeblock, Expansão, João Granado, Just, MB, Metro, MRV, Pedro Granado, Plaenge, Planespaço, Provectum, Sisa, Taky, Traço, Tradição Imóveis, Transamérica e Tuiuti, todas de Maringá, e Fenícia de Umuarama.
Vencedores do Prêmio Fornecedores 2013
Os vencedores do Prêmio Fornecedores 2013 foram: Blocos Inajá (categoria Bloco Cerâmico); Gerdau Comercial de Aços (Aço Reto ou Corte e Dobra); Cia de Cimento Itambé - Concrebras (Concreto Usinado); Somassa Componentes (Argamassa Intermediária); Sistrel Lajes e Pré-Moldados (lajes); Komafer Com. Impermeabilizantes e Hidráulica (Compensados); Eletrofio Materiais Elétricos (Material Elétrico); Komafer Comércio de Impermeabilizantes e Hidráulica (Material Hidráulico); Elevadores Otis (Elevadores); Gessoteto Com. de Gesso (Instalador de Gesso Plano); Alumicenter (Esquadrias de Alumínio); Revtex Ind. e Com. de Tintas (Textura e Grafiato); Portas e Batentes Canção (Portas de Madeira); Marmoraria Gran-Norte (Mármores e Granitos); Metalúrgica Continental Sul (Serralheria) e Eliane (Revestimento Cerâmico).