SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Estética diferenciada é destaque da Construtora Design

Empresa, que começou como escritório de design, busca estar na vanguarda da construção tendo a estética e a tecnologia como diferencial

clique para ampliar>clique para ampliarEdifício da Construtora Design (Foto: Divulgação)

Prestes a completar 40 anos, a Construtora Design tem como marca registrada a estética diferenciada de seus edifícios. A vocação para a valorização das formas, cores diferenciadas e de linhas mais sofisticadas já faz parte da empresa desde a origem, uma vez que ela começou como um escritório de design, como conta o engenheiro civil Wilson Yabiku, fundador da companhia.

“Nós sempre nos esforçamos pra manter essa identidade de design aplicada na engenharia e na construção. Procuramos dar um aspecto diferente nas nossas fachadas, nos empreendimentos e isso tem nos dado destaque”, comenta. Atualmente, a especialização da empresa, que conta com cerca de 250 funcionários, é a construção de empreendimentos residenciais de alto padrão na região de Maringá.

Além do design, as novas tecnologias são outra preocupação constante da empresa. “Nós sempre buscamos estar na vanguarda. Realizamos muita pesquisa sobre os novos sistemas construtivos, usando tecnologias de ponta e materiais que são os melhores usados nos países mais desenvolvidos do mundo”, afirmou o engenheiro.

Um exemplo desses sistemas adotados pela empresa é o dry wall. “Tanto nos Estados Unidos quanto na Europa e no Japão há mais de 40 anos não se empilha tijolo. Nós também nos negamos a empilhar tijolo. Pelo menos nas paredes internas nós adotamos essa tecnologia avançada de construção. Outro exemplo é o sistema de hidráulica. Neste caso utilizamos o sistema italiano, mais eficiente, mais fácil e que traz menor risco de vazamento”, disse Yabiku.

Crescimento

Para o empresário, a aposta na região de Maringá também é certeira. Ele comenta que a cidade está em crescimento e deve se desenvolver ainda mais nos próximos anos.

O engenheiro é desde fevereiro o representante do SindusconNORPR no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). Ele comenta que a cidade tem recebido muitos investimentos nos últimos anos, o que impulsiona o desenvolvimento, mantendo também o mercado imobiliário aquecido.

Uma vantagem, no entanto, é que este aquecimento está, segundo Yabiku, retornando ao ritmo normal, depois de um boom imobiliário que desequilibrou as relações comerciais. “Podemos interpretar que o mercado se normalizou e saiu daquele boom, uma fase que é sempre muito arriscada. Agora, o mercado está mais normalizado e podemos confiar na demanda que é natural”, afirmou.

No planejamento urbano, Maringá está vivendo um momento muito importante. “O Codem está priorizando o estudo e o planejamento da cidade até 2047, quando completará o centenário”, contou. Segundo ele, paralelamente está sendo realizado também um plano sócioeconômico, que levantará os segmentos de destaque e quais os setores que devem crescer nas próximas décadas. Com base nestas pesquisas e com a participação da sociedade civil será possível estabelecer as prioridades para a cidade e as diretrizes do desenvolvimento.

Nova diretoria do SindusconNORPR toma posse para gestão entre 2014 e 2016Sindicato participa de comissão técnica para renovação da avenida Brasil, em Maringá