SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Construtora A.Yoshii enfoca a valorização do trabalhador para conquistar o sucesso

Projetos como o programa de alfabetização para os trabalhadores valorizam e melhoram a qualidade de vida dos profissionais

clique para ampliar>clique para ampliarCom grande leque de atuação, a construtora tem obras na área residencial, industrial e educacional entre outras frentes (Foto: Divulgação)

Próxima a completar 50 anos de existência, a construtora A.Yoshii, que atua em boa parte do Brasil, busca na valorização da mão de obra sua fórmula de sucesso. E vem dando certo. A construtora acumula diversos prêmios, entre eles o prêmio Sinduscon, conquistado no ano passado.

Fundada em Apucarana (PR), em 1965, a empresa tem filial em Maringá há quatro anos. Uma empresa familiar que conta até hoje com a atuação do sócio-fundador, senhor Atsushi Yoshii, e sua esposa, Kimiko. O portfólio de construção da empresa é amplo, com forte atuação no segmento residencial e larga experiência no setor industrial, além de obras na área educacional.

Para atender o forte ritmo de construção, a empresa tem cerca de cinco mil funcionários, apenas em Maringá são 900 trabalhadores. E é exatamente aí que está o maior patrimônio da empresa, de acordo com o gerente administrativo da construtora, Márcio Handa.

“Eu acredito que o sucesso principal da construtora se baseia principalmente na nossa filosofia de trabalho. Por ser uma empresa de cultura oriental, ela preza muito pelos valores, por aspectos de bom relacionamento com os trabalhadores, de valorização do ser humano que são o bem maior da empresa e que se refletem na qualidade das obras oferecidas aos nossos clientes”, afirmou Handa.

O gerente afirma que são várias ações neste sentido, com uma política de acolhimento real do funcionário. “Desde o momento da contratação, nossa preocupação é que a pessoa seja bem recebida, por isso oferecemos um forte período de integração e treinamento, além da preocupação com ações para que haja um bom clima organizacional, harmonioso, de companheirismo e amizade”, explicou. Para conseguir este clima, a empresa busca ser transparente, conscientizando todos das obrigações e honrando, da mesma forma, os compromissos com os trabalhadores, mantendo os pagamentos e obrigações em dia, além de oferecer vários benefícios, como atendimento médico e odontológico, em parceria com o Sinduscon e Seconci.

clique para ampliar>clique para ampliarFundada em Apucarana, a empresa completará 50 anos em 2015 (Foto: Divulgação)

“Tempos, por exemplo, um programa muito interessante em parceria com o Sesi que oferece alfabetização no canteiro de obras. Por meio deste projeto, quem não teve oportunidade pode aprender a ler e escrever de forma totalmente gratuita”, conta Handa.

Todo esse acompanhamento, de acordo com o gerente, permite que a equipe tenha condições para construir obras com segurança, qualidade, respeito ao meio ambiente e dentro do prazo. Estes são os fatores que nos levaram a conquistar, por exemplo, o Prêmio Sinduscon no ano passado.

Prêmio Sinduscon

“O prêmio para nós foi uma satisfação muito grande. É um reconhecimento do trabalho e que nos estimula a melhorar sempre, pelo próprio valor que o prêmio tem. Isso porque não se trata de uma simples pesquisa, mas é uma premiação baseada em uma avaliação realmente criteriosa de diversos itens, como a segurança do trabalho e respeito ao meio ambiente. Isso para nós significa muito”, afirmou.

Além do Prêmio Sinduscon como “Melhor Incorporadora e Construtora de Maringá” em 2013, a construtora conquistou também os prêmios: Construtora Mais Lembrada no Paraná - IBOPE | Ímpar; Top de Conectadas - Na Categoria Construtora; Construtora Mais Lembrada em Londrina - IBOPE | Ímpar, Top de Marcas - Na Categoria Meio Ambiente; Top de Marcas - Na Categoria Construtora; Top Universitário - Na Categoria Construtora; Top Posicionamento; Top Nikkey - Na Categoria Construtora e Prêmio ITC (Inteligência Empresarial da Construção).

Empresas têm até 21 de março para entregar informações da RAISWorkshop vai apresentar todas as possibilidades de financiamento disponíveis no mercado