SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

SindusconNor oferece cursos para associados em parceria com o Sincontábil

Treinamentos trazem informações atualizadas sobre questões trabalhistas e tributárias

O SindusconNor realizou uma parceria com o Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil) para oferecer treinamentos em diversos temas - sobretudo questões trabalhistas e tributárias - para seus associados.

As empresas ligadas ao Sinduscon tem desconto especial nos treinamentos. Em fevereiro foram ofertados pela parceria cursos sobre Desoneração da Folha de Pagamento, E-Social e Reflexo do Novo Regime de Tributação Transitório no Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Para março estão previstos treinamentos sobre Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias para 2014, que ocorre no dia 07; e Retenção na Área Federal e Municipal (PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISSQN), programado para o dia 19.

Segundo o presidente do sindicato, José Maria Paula Soares, essa parceria reforça a atitude proativa da instituição para oferecer cursos, treinamentos e palestras para os associados e seus colaboradores.

“O mundo é muito dinâmico e precisamos estar atentos a informações novas e tecnologias modernas. No caso da parceria com o Sincontábil, o objetivo específico é apresentar principalmente as mudanças na legislação que impactam diretamente no gerenciamento contábil dos negócios. Investimos muito em qualificação de trabalhadores e em tecnologia no canteiro de obras. Mas, isso não basta. A contabilidade pode ser determinante no sucesso de um empreendimento. E os treinamentos do Sincontábil auxiliam muito os empresários da construção civil neste setor”, explicou.

Saiba mais sobre os cursos programados para março:

Atualizações Trabalhistas e Previdenciárias para 2014

Dia: 7 de março

Horário: 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h

Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos

Objetivo: Propiciar a capacitação dos profissionais que pretendam atuar na área de recursos humanos / departamento de pessoal, por meio da aplicação da legislação trabalhista e as suas respectivas práticas, evitando futuros passivos trabalhistas.

Carga Horária: 8h/aula

Facilitador: José Alfredo do Prado Junior

Retenção na Área Federal e Municipal (PIS, COFINS, CSLL, INSS e ISSQN)

19 de março

Horário: 08h30 às 12h e das 13h30 às 17h

Local: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos

Conteúdo: ISSQN - Principais características do imposto; local do recolhimento; recolhimento por responsabilidade; inclusão na base de cálculo do imposto; retenção por responsabilidade e recolhimento; Análise da Lei Complementar 116/2003 e da lista de serviços. Antecipações das Contribuições CSLL, PIS/PASEP e COFINS: Serviços sujeitos as antecipações; Contribuintes responsáveis pelas retenções; Contribuintes não obrigados a efetuarem as retenções; Base de Cálculo; Alíquotas; Hipóteses em que não há retenção; Necessidade de Constar no Documento Fiscal a Retenção; Operações com Cartões de Crédito ou Débito; Documento de Cobrança que Contenham Código de Barra; Dispensa de Retenção de Valores Igual ou Inferior a R$ 5.000.000; Códigos de Recolhimentos; Prazo de Recolhimento; Empresas Amparadas por Medida Judicial; Empresas do Simples Federal – procedimentos a serem adotados; Comprovante Anual de Retenções –PIS/PASEP, COFINS e CSLL; Declaração de Imposto de Renda na Fonte – Dirf; Contabilização das Contribuições; Emissão da Nota Fiscal; Informações na DCTF; Falta de Retenção. Como proceder? Retenção de Órgãos Públicos Federais; INSS: Retenção dos 11% e da solidariedade; Serviços por obra certa e contratação; Quem está obrigado à retenção; Quais os Serviços sujeitos; Forma do recolhimento e prazos e Formação da base de cálculo

Instrutor: Neomar Antonio Córdova, Advogado Tributarista, Consultor de empresas, tendo sido supervisor de impostos das principais empresas de consultoria do Brasil, sócio do Escritório René Castanheira e Córdova Advogados Associados.

SindusconNor divulga calendário de reuniões para associadosEmpresas têm até 21 de março para entregar informações da RAIS