SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Seconci Noroeste atende cerca de 30 mil trabalhadores em 2013

Serviço oferece saúde, segurança ocupacional e qualidade de vida para os trabalhadores

O Serviço Social da Indústria e da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná, braço social do Sinduscon-Nor-PR, fechou 2013 com o atendimento de cerca de 30 mil trabalhadores da construção civil de Maringá e região. O número representa um crescimento expressivo em relação a 2012, quando foram realizados 25 mil atendimentos.
O Seconci não tem fins lucrativos e presta serviços de assistência social, e assistência à saúde, medicina ocupacional e segurança do trabalho às empresas da construção civil e de outros setores ligados à cadeia produtiva da construção.
A instituição também realiza o atendimento à saúde dos trabalhadores, com atendimento de médicos clínicos gerais e diversas especialidades, além de psicólogos e dentistas e de um laboratório para a realização de exames complementares.
O órgão atua ainda na prevenção a doenças, promovendo a vacinação dos trabalhadores e realizado campanhas de combate à dengue, ao fumo e consumo de álcool, além de disseminar práticas que levam à higiene, saúde bucal e incentivar atitudes para uma vida mais saudável.
clique para ampliar>clique para ampliarRepresentantes do Seconci e da Fiep discutem modernização dos serviços da instituição (Foto: Seconci Noroeste)
A partir de janeiro deste ano esse atendimento ficará ainda melhor. Com o apoio do Sistema Fiep, a instituição está passando por ampliação e modernização da estrutura física e ganhando novos equipamentos. Uma das grandes vantagens do órgão é o baixo custo para o empresário. As empresas associadas pagam atualmente apenas R$ 33,50 por funcionário com uma série de benefícios.
No final de 2013, a entidade passou também por eleições. O novo presidente é Marcos Mauro Pena Filho, que sucede Makihiro Matsubara no comando da instituição.
Segurança do trabalho
A segurança do trabalhador e das empresas - que evitam ser autuadas por deixar de cumprir a legislação - também são grandes metas do Seconci. Entre os serviços prestados pelo órgão, por exemplo, estão todos os procedimentos necessários para o PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) que, segundo a NR-18, é obrigatório para todas as empresas com mais de 20 empregados. O órgão também oferece curso com oito aulas (seis teóricas e duas práticas) sobre a norma.
Outro exemplo da atuação do Seconci é a realização de treinamentos da NR-35 (que trata sobre o trabalho em altura), com quatro horas teóricas e quatro horas de prática nos canteiros de obra. A instituição realiza ainda os exames exigidos por esta norma regulamentadora, entre eles: eletroencefalograma, glicemia jejum e eletrocardiograma, sempre com custos bem abaixo do mercado.

Sinduscon elege nova diretoriaFederações das Indústrias do Sul apresentam demandas a parlamentares