SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Prêmio contribui para melhoria contínua das empresas

Os primeiros colocados destacam a premiação como o reconhecimento pelo comprometimento e sinergia da equipe

clique para ampliar>clique para ampliarOs vencedores do Prêmio Sinduscon, ladeados pelos presidentes do sindicato, Mauro Carvalho, e Seconci, Makihiro Matsubara (Foto: Divulgação/Sinduscon)
Foram conhecidos no último dia 8 de novembro os vencedores da 4ª edição do Prêmio Sinduscon. Na categoria “Construtoras Incorporadoras” as vencedoras foram A.Yoshii (1º) e a Catamarã (2º). Na categoria “Terceirizadoras”, quem se destacou foi a Taky (1º) e Sisa (2º). Já na categoria “Obras Públicas”, as primeiras colocadas foram Cantareira (1º) e Tuiuti (2º).
Para Rógerio Yabiku, sócio-diretor da Taky Empreendimentos, vencedora na categoria “Terceirizadora”, o prêmio motiva o crescimento profissional de toda a equipe. “Desde o estagiário ao engenheiro, todos trabalham com mais vontade e sinergia e passam a ter a comprovação de que todos os esforços com relação à qualidade, sustentabilidade, segurança valem a pena.”
O empresário relata que o prêmio não é o fim em si, mas um meio para incentivar as empresas que buscam melhorar. Para ele, o prêmio tem formado em Maringá um ambiente favorável ao desenvolvimento e à inovação. “Este ano o prêmio já teve recorde de inscritos, e quanto mais empresas aderirem ao prêmio, mais benefícios os maringaenses terão, pois é um incentivo para que o mercado de Maringá tenha imóveis de qualidade e cada vez mais valorizados.”
A construtora Cantareira, vencedora na categoria “Obras Públicas”, é um exemplo de como a premiação fomenta o aprimoramento dos processos e a busca de uma atuação mais eficiente e responsável. O diretor da Cantareira, Leandro Arruda afirma que o comprometimento e foco de toda a equipe foi primordial para superar os resultados anteriores. “Participamos do prêmio no ano passado e não tivemos uma boa colocação,  então no início deste ano reunimos a equipe e todos se comprometeram a aprimorar os processos em busca de melhores resultados.”
Para Arruda, a identificação dos problemas e, posteriormente, a elaboração de uma análise crítica com a finalidade de solucioná-los foi a chave para a melhoria contínua dos processos. “Pudemos ver nitidamente nossa evolução global de um ano para o outro. Além de um troféu, ganhamos em qualidade, credibilidade, sustentabilidade, economia, motivação e maior rendimento.”
A A.Yoshii Engenharia também sentiu nos dois últimos anos o reflexo positivo que o prêmio tem causado na empresa. Em 2012 foi a segunda colocada na categoria “Construtoras Incorporadoras” e em 2013 subiu de posição. Na opinião de Luiz Rogégio, diretor da construtora, esta é a prova de que as auditorias têm sido um fator encorajador da continuidade no avanço em direção à qualidade e à competência. “Encaramos o  prêmio como uma ferramenta para medir nosso desempenho. Passar do segundo para o primeiro lugar foi um processo natural, pois implementamos as melhorias necessárias de um ano para o outro e o prêmio foi apenas o resultado do nosso empenho no dia a dia.”

Liderança foi o tema da Jornada de Especialização dos SindicatosNível das empresas avaliadas foi superior ao da última edição