SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Sinduscon leva uma das maiores delegações ao Enic

Diretores do Sindicato da Indústria da Construção de Maringá discutem, em Fortaleza, temas que são fundamentais para a gestão das empresas do setor

clique para ampliar>clique para ampliarA comitiva de Maringá contou com a presença do presidente do Sinduscon, Mauro Carvalho Duarte Junior; presidente do Seconci, Makihiro Matsubara e outros 12 diretores (Foto: Divulgação/Sinduscon)
A construção civil responde por mais de 8% do PIB. É grande geradora de mão de obra, indutora de desenvolvimento econômico e atua fortemente na questão social. Apesar desta importância, existem barreiras regulatórias e burocráticas que atrapalham o desenvolvimento do setor no Brasil e a imagem das empresas não corresponde à importância do trabalho realizado por elas.
Para mudar este quadro, o setor precisa do apoio da classe política, dos governos federal, estadual e municipal e também da compreensão da mídia sobre o papel que as construtoras desempenham na economia nacional. Estas questões foram debatidas durante o 85º ENIC, o Encontro Nacional da Construção Civil, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) em Fortaleza, com o tema “O Futuro que vamos construir juntos”.
O evento foi realizado de 2 a 4 de outubro e contou com a presença de diretores do Sinduscon-NOR-PR, entre os 1.500 congressistas. Também estiveram presentes os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão), e de senadores, deputados, empresários e lideranças como Paulo Safady, presidente da CBIC; Jorge Gerdau, presidente da Câmara Brasileira da Qualidade e Produtividade, entre outros.
A delegação maringaense foi uma das maiores do ENIC, com cerca de 20 integrantes. Segundo o presidente do Sinduscon, Mauro Carvalho Duarte Junior, a participação se justifica pela importância do evento, que é o maior da América Latina. “Durante o encontro nós discutimos temas importantes, como marcos regulatórios, normatização, legislação, entre outros, e temos representantes em quase todas as comissões de trabalho”, explica.
Durante o ENIC foram realizados palestras, debates, discussões e trocas de experiências, com a abordagem de assuntos trabalhistas, imobiliários, obras públicas, privatizações e concessões, materiais, tecnologia, qualidade e produtividade, meio ambiente, ação social e cidadania, entre outras. Além de muitas informações, Maringá traz uma conquista na bagagem: graças a articulações do diretor do Sinduscon, José Armando Quirino, será realizada no Paraná em 2014, uma das reuniões da Comissão da Indústria Imobiliária da CBIC.
A comissão reúne, em média, diretores das 50 maiores incorporadoras e construtoras do país. Em 2013 serão realizadas apenas duas reuniões fora de São Paulo, sendo uma em Goiânia e outra no Paraná. “Nós tínhamos a prioridade de realizar a reunião em Maringá, mas, como fomos a única cidade do interior, que não é capital, a sediar este encontro – em 2011 -, decidimos promovê-lo em Foz do Iguaçu, valorizando nosso estado”, comenta Quirino.
Delegação Maringaense
A comitiva de Maringá contou com a presença do presidente do Sinduscon, Mauro Carvalho Duarte Junior; presidente do Seconci, Makihiro Matsubara; dos diretores João José Aguiar, José Armando dos Santos, Álvaro Pereira da Silva, José Maria Soares, Marcos Mauro Moreira Filho, Nivaldo Demori, Patrícia Assakawa, Claudio Alcalde, Valdemar Adorno Junior e Victor Yabiku; do diretor da AEAM e CREA-PR, Carlos Alberto Bueno Rego; e do Secretário Municipal de Obras Públicas, Fernando Camargo.

Índices otimistas revelam o potencial de crescimento da construção civil em MaringáEnic aborda questões que devem ser superadas para alavancar o desenvolvimento do setor