SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Prêmio que promove a evolução da construção civil em Maringá chega a 4ª edição

Empresas concorrentes passaram por auditorias durante os meses de julho e outubro. O objetivo é detectar problemas de gestão dos processos e implementar melhorias

clique para ampliar>clique para ampliarAs auditorias, realizadas por entidades sérias, como o Sebrae, Senai e Sinduscon, asseguram a credibilidade e objetividade do prêmio (Foto: Divulgação/Sinduscon)
Os próximos vencedores do Prêmio Sinduscon NOR-PR serão conhecidos em 9 de novembro, durante o Encontro Empresarial da Construção Civil. São 25 empresas participantes – em três categorias – e, na mesma data, também serão divulgados os ganhadores do Prêmio Fornecedores. O prêmio chega à 4ª edição com o objetivo de promover a melhoria gradativa nas empresas participantes por meio de auditorias que visam a racionalização dos processos, a busca incessante pela qualidade das obras, a redução de consumo de recursos naturais e a preocupação com a qualidade de vida dos colaboradores.
De julho a outubro foram realizadas quatro auditorias, com cinco checklists cada, em que as empresas avaliadas obtêm um diagnóstico de como está a gestão dos processos internos da sua empresa, onde existem oportunidades de melhoria e onde já possui excelência.
As auditorias são feitas com base em cinco critérios: Qualidade em Gestão, Segurança no Trabalho, Manejo Correto de Resíduos Sólidos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Para Leonardo Fabian, gerente regional da Plaenge, é possível tomar os resultados das auditorias como parâmetro para implementar melhorias e aprimorar práticas que já são boas. “A grande vantagem das auditorias do prêmio é que elas avaliam diversos itens e agrupam todos eles em prol de um resultado global”, salienta.
Para o gerente da Plaenge, empresa que ganhou o prêmio por dois anos consecutivos – em 2010 e 2011 – o prêmio tem motivado o amadurecimento da construção civil em Maringá. “É visível como no início poucas empresas tinham notas altas e agora as empresas que não estavam na elite passaram a correr atrás também, elevando o padrão de suas empresas e do setor como um todo.”
As auditorias, realizadas por entidades sérias, como o Sebrae, Senai e Sinduscon, asseguram a credibilidade e objetividade do prêmio. Para o consultor do Sebrae/PR Joversi Luiz de Rezende, o prêmio não é o fim em si, mas um meio para incentivar as empresas que buscam melhorar. “O nível de consciência dos empresários maringaenses com relação à qualidade é diferenciado em relação às demais cidades do país. Maringá concentra o maior número de empresas certificadas, em relação a cidades do mesmo porte, com isso conquistamos um ambiente favorável ao desenvolvimento e à inovação”, relata.
Empresas participantes
Participam do Prêmio Sinduscon as construtoras A. Yoshii, Cantareira, Catamarã, CCP, Ciplart, Dotto, Expansão, Planespaço, Transamérica, Tuiuti, Design, Engeblock, João Granado, Just, Tradição Imóveis, MB, Metro, MRV, Pedro Granado, Plaenge, Provectum, Sisa, Taky e Traço, todas de Maringá, e Fenícia de Umuarama.

Sinduscon acompanha discussões nacionais sobre Norma de DesempenhoBaixa procura pelas vagas de Jovem Aprendiz é preocupante