SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Sinduscon acompanha discussões nacionais sobre Norma de Desempenho

Grupo de Acompanhamento de Normas se reuniu em Brasília para desenvolver um guia de informações para as construtoras e os proprietários de imóveis

Foi realizada em agosto a primeira reunião do Grupo de Acompanhamento de Normas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) após entrar em vigor a nova Norma de Desempenho de Edificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR 15.575. O diretor do Sinduscon-NOR/PR José Maria Paula Soares participou do encontro, que reuniu representantes do setor de todo o Brasil para discutir os desdobramentos e efeitos da nova norma que estabelece parâmetros mínimos de desempenho, de vida útil e de garantia para os sistemas construtivos de edifícios habitacionais.

“Neste momento o grupo está desenvolvendo um manual de manutenção e operação que subsidiará as construtoras com informações acerca do pós-entrega das unidades, ou seja, estabelecendo os direitos e os deveres, explicando como os proprietários deverão fazer os processos para garantir os desempenhos contratados. Também discutimos ações para implantar ainda mais a adoção da norma pela cadeia produtiva”, informou Soares.

De acordo com Soares, a norma estabelece uma nova relação e comprometimento com toda a cadeia produtiva tendo em vista que foram estabelecidos parâmetros que definem claramente os desempenhos que as edificações deverão ter, como o acústico, térmico e vida útil. Isso permitirá aos futuros proprietários terem uma avaliação concreta do imóvel adquirido. Para ele, a nova versão da norma exigirá mudança no comportamento dos projetistas, construtores, fornecedores e consumidores.

“Pela primeira vez será definido como um edifício deve se comportar ao longo do tempo para atender as expectativas dos usuários em aspectos como conforto e segurança no uso. O fornecedor, por exemplo, terá que produzir sistemas construtivos e materiais que atendam requisitos de desempenho. E os materiais usados na construção serão classificados mais pela grandeza de desempenho do que pela marca”, complementa José Maria.

Nos últimos meses, o Sinduscon-NOR/PR vem realizando diversas ações para levar informações aos empresários do setor e contribuído para a disseminação e implementação da Norma de Desempenho, ajudando inclusive a reduzir e até mesmo eliminar a insegurança ou passivos jurídicos no que diz respeito ao atendimento às novas regras.

"O nosso grande prêmio é fazer o nosso melhor todos os dias"Prêmio que promove a evolução da construção civil em Maringá chega a 4ª edição