SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Centro de inovação é inaugurado em Maringá

Projeto tem apoio do Sinduscon Noroeste e pretende aumentar o desenvolvimento econômico da região

O Centro de Inovação de Maringá (CIM) foi lançado no dia 4 de dezembro, na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura Municipal, com apoio de diversas entidades, entre elas o Sinduscon Noroeste. Na ocasião, também foi entregue a ampliação da Incubadora Tecnológica de Maringá.

Fruto de anos de estudos, missões técnicas e reuniões, o CIM foi desenvolvido para que o município pudesse ter um projeto atual e inovador para aumentar a competitividade e o desenvolvimento econômico da região. Os estudos concluíram que o CIM terá o papel de administrador de habitats de inovação, portanto um núcleo de criação de produtos. A nova entidade também tem a função de proporcionar um ambiente empresarial e científico que fomente a cultura da inovação.

O consultor do Sebrae/PR, Marcos Gonçalves, explica que, na prática, o CIM vai promover articulações junto a órgãos do governo federal, estadual e municipal, e junto a órgãos financeiros nacionais e internacionais, para a identificação e busca de recursos humanos, financeiros e tecnológicos para serem aplicados na região.

A entidade também firmará parcerias com instituições de pesquisa e universidades, que auxiliarão no processo de criação de novos produtos. “O objetivo é beneficiar micro e pequenas empresas ao favorecer o desenvolvimento de setores produtivos com potencial econômico para a região, como a construção civil, metalmecânico, vestuário, tecnologia da informação, álcool e açúcar”, destaca Gonçalves.

Em relação à Incubadora Tecnológica de Maringá, o Sebrae/PR também foi um dos instituidores e segue fazendo parte do conselho diretivo desse projeto de apoio à abertura e desenvolvimento de novas empresas no município. Além de incentivar o empreendedorismo, a incubadora, que está instalada há 12 anos em Maringá, também investe em tecnologia, capacitação empresarial e contará com 18 mil metros quadrados na nova sede.

Sinduscon marca presença na comissão de estudos da NBR 15575Prazo de recolhimento da Contribuição Sindical está terminando