SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Sinduscon marca presença na comissão de estudos da NBR 15575

Para vice-presidente do sindicato, José Maria Paula Soares, norma exigirá mudanças de comportamento

clique para ampliar clique para
               ampliarNova versão da NBR 15575 exigirá alteração no comportamento dos projetistas, construtores, fornecedores e consumidores (Foto: Divulgação)

A NBR 15575, conhecida por “Norma de Desempenho”, publicada em maio de 2008 está sendo novamente revisada neste ano. No dia 10 de dezembro, o vice-presidente do Sinduscon, José Maria Paula Soares, participou da Comissão da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) que discutiu a NBR 15575. A norma estabelece parâmetros mínimos de desempenho, de vida útil e de garantia para os sistemas construtivos de edifícios habitacionais como requisitos gerais e os sistemas hidrosanitários, estruturais, de vedações, de pisos e de coberturas.

De acordo com o vice-presidente do Sinduscon, a nova versão da norma exigirá mudança no comportamento dos projetistas, construtores, fornecedores e consumidores. A norma cria um marco regulatório para o setor da construção civil. Introduz e reforça novos conceitos, como desempenho acústico, desempenho térmico e vida útil. “Pela primeira vez será definido como um edifício deve se comportar ao longo do tempo para atender às expectativas dos usuários em aspectos como conforto e segurança no uso”, diz Soares.

Ele acredita que a mudança implicará em quebra de paradigmas de projetistas, construtores, fornecedores e consumidores. “O fornecedor, por exemplo, terá que produzir sistemas construtivos e materiais que atendam aos requisitos de desempenho. E os materiais usados na construção serão classificados mais pela grandeza de desempenho do que pela marca”, ressalta.

Para mais informações sobre o processo de Revisão da Norma, acesse o link

Prêmio Sinduscon 2012 anuncia vencedoresCentro de inovação é inaugurado em Maringá