SINDUSCON NOROESTE

Sindicato da Indústria da Construção Civil da Região Noroeste do Paraná

Sinduscon Noroeste participa do 84º ENIC

Encontro mais importante do setor debateu o futuro das cidades brasileiras

clique para ampliar clique para ampliarMaringaenses se destacaram ao apresentar projetos de construções sustentáveis (Foto: Divulgação)

Os diretores do Sinduscon Noroeste estiveram presentes no 84º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), o mais importante do setor no Brasil. O evento ocorreu entre os dias 27 e 29 de junho em Belo Horizonte e teve como tema "O Desafio de pensar o futuro das cidades brasileiras".

Durante o encontro vários temas foram discutidos, com destaque para assuntos relacionados à "como deve ser a cidade do futuro" e "qual o papel da construção e do setor neste contexto". Dados apresentados no Enic apontam que 70% das pessoas irão morar nas cidades em 2050. Com isso, o foco principal das conversas girou em como contribuir para a construção de cidades sustentáveis, assunto que impacta positivamente na qualidade de vida da população brasileira.

O presidente do sindicato, Mauro Carvalho Duarte Junior, destacou que o evento foi pensado e estruturado cuidadosamente. Segundo ele, houve uma preparação durante meses para que nenhum assunto se perdesse. "Os contextos abordados contribuíram para que cada participante saísse do evento pensando de forma diferente sobre o futuro das cidades. Foi importante abordar como devemos projetar as construções a fim de não agredir o meio ambiente, mesmo um número crescente de moradores, e pensar neste processo incluindo o bem-estar do trabalhador da construção civil. Ao todo um evento fascinante", comenta Júnior.

Participação paranaense - Durante o evento, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, ministrou a palestra "Integração com a sociedade - Como a comunidade pode participar da discussão sobre o desenvolvimento futuro de sua cidade?". Barros também é coordenador das atividades Frente Nacional de Prefeitos na Conferencia Rio + 20.

Já o maringaense Edson Yabiku, urbanista e arquiteto da Foster & Partners, sediada em Londres, falou sobre os conceitos de sustentabilidade aplicados nos projetos da empresa. Ele destacou o projeto da cidade de Masdar, em Abu Dhabi, mais conhecida como a cidade zero carbono.

Também foram discutidos assuntos como inovação tecnológica, qualificação profissional, relações de trabalho, saúde e segurança do trabalho, qualidade, produtividade, parcerias público-privadas, responsabilidade social, obras públicas, financiamento imobiliário e questões relacionadas às cidades, como mobilidade urbana, dentre outros.

Presença - Cerca de dois mil empresários, profissionais, lideranças sindicais, representantes de diferentes órgãos do Poder Público, estudantes e interessados participaram do evento.

Representando o Sinduscon NOR estava o presidente da entidade, Mauro Carvalho Duarte Junior; o vice-presidente, José Maria de Paula Soares; diretor de política e relações trabalhistas, Álvaro Pereira da Silva; diretor de materiais, tecnologia, qualidade e produtividade, Paulo Cordeiro Junior; diretor de obras públicas, Nivaldo Demori; diretor de dados e estatísticas, Claudio Luís Alcalde; o presidente do Seconci Nor-PR, Makihiro Matsubara; e o diretor executivo, Valdemar Adorno Junior.

Inscrições abertas para Prêmio Sinduscon-NORPalestra esclarece funcionamento da NBR