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O "Dia do Pão" é comemorado em 16 de outubro no mundo todo. Em Curitiba, industriais de 43 padarias aproveitaram a data para chamar a atenção do governo e dos clientes sobre o encarecimento dos produtos em virtude do pagamento de impostos.
A campanha "O Justo e o Certo - Um dia de pão francês sem 22,5% de imposto" mobilizou os empresários do setor. Na ocasião, os valores do produto tiveram um desconto de 22,5% - percentual que corresponde à soma dos impostos.
Para chegar a este percentual, o sindicato contou com o auxílio do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC) e da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP). Conforme o sindicato, as instituições lutam junto ao governo federal pela redução da alíquota de impostos sobre o pão.
De acordo com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (SIPCEP), o objetivo foi mostrar ao consumidor que a carga tributária sobre o pão francês, assim como em outros itens, é muito alta. "Nós estamos num período muito difícil. Resolvemos mostrar para o consumidor o quanto de imposto está recaindo para o pão francês. O alimento faz parte da cesta básica do brasileiro e, na nossa opinião, deveria estar isento de imposto", justifica Vilson Felipe Borgmann, presidente do SIPCEP.
O sindicato da categoria firmou parceria com os moinhos Guth e Anaconda, que doaram 50 quilos de farinha de trigo para cada padaria como colaboração para a produção.
O setor congrega 4,2 mil padarias no Paraná e sofreu uma queda no volume de vendas estimada em 20% este ano devido à crise econômica.